últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Tarifa de ônibus da RMC tem reajuste e fica 8,87% mais cara


Da ANPR
As tarifas do transporte coletivo da rede não integrada da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) terão reajuste médio de 8,87% a partir da zero hora de domingo (13). Por dia, esse sistema transporta cerca de 150 mil passageiros.

Como as tarifas das linhas são diferenciadas, a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) fez um estudo da planilha de custo das 14 empresas que atendem as 78 linhas de ônibus metropolitanas não integradas. A variação de custos por linha ficou entre 5,26% e 9,26%.

Neste estudo se considerou a distância percorrida, a quantidade de passageiros e o equilíbrio econômico-financeiro do conjunto de linhas por empresa. Além disso, neste ano, a Prefeitura de Curitiba reajustou a tarifa técnica da rede integrada em 8,41%, passando de R$ 2,93 para R$ 3,18.

Com base no aumento dos insumos que compõem a tarifa técnica é que são pagas as empresas operadoras. Na sua definição, a Comec adotou os mesmos critérios e índices de aumentos de insumos para o reajuste das linhas metropolitanas não integradas.

A nova tabela de tarifas do sistema de linhas metropolitanas não integradas, que passa a vigorar a partir da zero hora deste domingo, de acordo com a empresa prestadora de serviço e a linha de ônibus, pode ser conferida aqui.
Fonte Banda B

Postar um comentário

0 Comentários