últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Rio Atuba recebe obras do Programa de Contenção de Enchentes


Ações beneficiam os moradores da região do Rio Verde, Alto Maracanã, Campo Pequeno e Campo Alto


Rio Atuba recebe obras de desassoreamento do Programa de Contenção de Enchentes







Obras de prevenção de enchentes, como recuperação e ampliação de galerias pluviais, limpezas e desassoreamento de rios fazem parte do Programa de Contenção de Enchentes, que a Prefeitura de Colombo promove, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Obras e Viação.


E na região do bairro Atuba, próximo à Rua Gustavo Kabicheviski, foi iniciado o desassoreamento do rio Atuba. De acordo com o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki, este é o principal canal que causa transtornos a população em época de fortes chuvas. “Estamos fazendo a limpeza, aumentando a extensão e o afundamento do rio, assim reduziremos bastante os problemas. Nosso objetivo é garantir tranquilidade aos moradores mais afetados pelas cheias do rio”, explica.


Para os serviços realizados na região do bairro Atuba, o município disponibilizará cerca de R$ 60 mil para o desassoreamento, drenagem, além de caminhões, maquinários e mão de obra. As ações beneficiarão os moradores da região do Rio Verde, Alto Maracanã, Campo Pequeno e Campo Alto.


Segundo a Prefeita Beti Pavin o progresso urbano chegou muito rápido, sendo necessárias medidas integradas para solucionar as causas das enchentes. “Trata-se de um trabalho complexo, pois envolvem casas e moradores. As equipes da prefeitura estão empenhadas para prevenir as cheias. Não queremos apenas resolver paliativamente ou em curto prazo o problema”, ressalta.


Equipes da Prefeitura realizam o trabalho de prevenção de cheias do rio





No período das obras, a vegetação também será recuperada. As equipes da Prefeitura farão o plantio de grama e a estabilização das margens. Também será desenvolvido um estudo para construção de um lago ou bacias para acalmar o fluxo de água que passa pelo rio.


Além dos métodos desenvolvidos para conter as enchentes, a população é uma importante aliada. “Pedimos a todos que protejam os rios, não joguem lixos e galhos de árvores, pois essa atitude evita o entupimento de canais e tubulações. Nossa intenção será conscientizar os moradores sobre a importância da educação ambiental”, orienta João Nowacki.

A prefeitura já finalizou cerca de 20 pontos de Obras de Contenção de Enchentes no município, ou seja, aproximadamente cinco quilômetros. E a expectativa para o próximo mês, será de mais três quilômetros concluídos. Também serão colocados, cerca de 200 ralos de caixas de água (bocas de lobo), nestes próximos 60 dias.










Postar um comentário

0 Comentários