últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Moradores ajudam a combater o mosquito da dengue

Moradores ajudam a combater o mosquito da dengue

O mosquito além de transmissor da dengue
transmite o zika vírus e a febre chikungunya
Atualmente uma endemia de doenças provocadas pelo Aedes Aegypti vem alarmando a população brasileira. O mosquito além de transmissor da dengue, transmite o zika vírus e a febre chikungunya. Para garantir que o município fique livre dessas doenças, a Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde, realiza além de vistorias, a orientação aos moradores para manter os ambientes sempre limpos.

Agentes de Combate a Endemias realizam vistorias
em pontos estratégicos do município
“A população tem nos ajudado muito a combater o mosquito, pois está sempre muito atenta aos possíveis focos e auxiliando as nossas equipes. Pois, vale lembrar que o mais importante que tratar, é garantir que o mosquito não se instale na nossa cidade”, destaca o secretário de Saúde, Fernando Aguilera.

E para assegurar que o município fique livre do mosquito, as equipes de Agentes de Combate a Endemias vistoriam pontos estratégicos de Colombo, áreas de abrangência das Unidades de Saúde do município e também a partir das indicações feitas pelos próprios moradores.

“Durante as vistorias, na maioria dos casos, a população tem colaborado e permitido a entrada dos agentes. Essa parceria das equipes com os moradores é fundamental para o combate à dengue”, afirma o coordenador do Controle de Endemias da Secretaria de Saúde, Marcos Magaldi.

Além dos agentes que estão em campo, as Unidades de Saúde de Colombo possuem profissionais para orientar e atender os moradores com relação à doença. “Antes o mosquito só se reproduzia em água limpa, mas devido as diversas mutações ele consegue se reproduzir até mesmo em água suja. Por isso, é importante que estejamos atentos”, afirma o agente de combate a endemias e supervisor de campo, Ludovico Tadeu de Miranda.

Para solicitar uma vistoria, a população pode entrar em contato com a Casa do Agente no telefone 41-3666.6846, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

A dengue no Paraná

Segundo boletim divulgado na última semana pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o Paraná registrou 230 novos casos de dengue. De agosto de 2015 até agora foram 1.935 confirmações da doença.
Dos 399 municípios do Paraná, 304 já têm notificações de dengue no período epidemiológico. Paranaguá, com 561 casos, Londrina e Foz do Iguaçu, com 290 cada são os recordistas em notificações da doença.
Fotos: Marcio Fausto/PMC

Por Thalita Nunes

Postar um comentário

0 Comentários