últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Ação de conscientização para combate ao Aedes aegypti acontece nos bairro Guarani e Atuba

As estratégias de combate ao mosquito foram realizadas em 600 imóveis que ficam situados dentro da área de abrangência da Unidade de Saúde Quitandinha


O município segue empenhado na luta contra o Aedes Aegypti. No último sábado, 14, aconteceu mais uma ação de combate a Dengue, Zika e Chikungunya nos bairros Guarani e Atuba. Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Controle de Endemias participaram da ação de conscientização da população. Os profissionais da saúde se dividiram em quatro rotas na região que ficam situados dentro da área de abrangência da Unidade de Saúde Quitandinha.

“Temos conseguido vencer esta batalha, mas a guerra contra este mosquito continua. Os perigos em relação ao Aedes aumentaram e os cuidados devem ser redobrados. Portanto a sensibilização junto à população está sendo intensificada para que todos se tornem agentes de fiscalização”, ressaltou o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.

Durante a ação foram fixados cartazes educativos em lojas situadas nas principais ruas - predominantemente comerciais da região da UBS Quitandinha. Além da entrega de materiais educativos e promoção de diálogos elucidativos aos lojistas, caminhantes e moradores da região. Ao total, foram 600 imóveis residenciais e comerciais vistoriados.

Segundo a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, Adriana Cordeiro o objetivo da mobilização é de proporcionar a conscientização da população para as medidas individuais de prevenção. “É nosso dever ressaltar a importância do controle do Aedes aegypti, assim como informar quanto ao modo de transmissão, sintomas e profilaxia das doenças Dengue, Chikungunya e Zika”, disse.

Visando constatar a presença do vetor Aedes aegypti nos bairros Guarani e Atuba, foi realizado ações de pesquisa entomológica nos imóveis, fazendo a coleta de larvas e insetos para posterior discriminação de espécies em laboratório. “Foi também feito junto aos moradores e lojistas a eliminação ou remoção de diversos depósitos que se encontravam passíveis de acumular água”, explicou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

A próxima mobilização já tem dada marcada, será no dia 21 de maio, das 8h às 12h de sábado, na Unidade de Saúde Atuba. 

Os moradores que tiverem alguma denúncia de foco devem entrar em contato com a Casa do Agente no telefone 3666-6846. Lembrando que é importante informar o nome da rua e o número correto do possível foco. Além disso, de segunda a sexta-feira os Agentes de Combate a Endemias estão nas Unidades de Saúde do município realizando orientações aos moradores e, caso seja necessário, vistorias.

Por Alisson Schneider

Postar um comentário

0 Comentários