últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Enem 2016: exame tem 9,2 milhões de inscritos

A edição deste ano teve alta de 9,4%, em relação a 2015. Os candidatos têm até esta quarta-feira para realizar o pagamento da taxa de inscrição


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve neste ano 9.276.328 milhões de inscritos, número 9,4% maior que o do ano passado, que ficou em 8.478.096. O dado foi divulgado por Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo Enem, em entrevista coletiva promovida pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira.

A quantidade de inscritos é a segunda maior na história do exame, atrás apenas da edição de 2014, que teve 9,4 milhões de candidatos. De acordo com Maria Inês, a maior porcentagem de inscrições deste ano foi feita por alunos que já concluíram o ensino médio, com 56,2% do total de inscrições.

Durante a apresentação dos dados, o ministro da Educação, Mendonça Filho, garantiu que o exame deste ano não sofrerá com restrições financeiras. “O que caminha bem será continuado e melhorado. Garantimos que para a realização do Enem 2016 não haverá nenhuma restrição orçamentária que possa prejudicar a edição”, disse.

Enem 2016 – A taxa de inscrição este ano é de 68 reais e deve ser paga até esta quarta-feira em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios. Estão isentos os estudantes que, neste ano, concluem o ensino médio em escolas públicas e participantes que declararem carência. Quem obteve o benefício em 2015 e não compareceu à prova não terá esse direito, a não ser que a justificativa apresentada no sistema de inscrição seja aprovada pelo Inep.

Provas – As provas do Enem serão realizadas em 5 e 6 de novembro. O exame do dia 5 (sábado) será de Ciências Humanas e da Natureza e terá 4h30 de duração, enquanto no dia 6 (domingo) os candidatos terão 5h30 para concluir a prova de Redação, Matemática e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Os portões abrem às 12 horas, fecham às 13 horas e a aplicação da prova tem início às 13h30 para o público em geral (e às 19 horas para sabatistas).

(Da redação/Veja)

Por Alisson Schneider

Postar um comentário

0 Comentários