últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Escolas municipais desenvolvem ações ambientais que fazem parte da Ecogincana

Os alunos das Escolas Municipais Juscelino Kubitschek e Monteiro Lobato estão participando da competição mais acirrada de Colombo


As mudas de árvores protegem as margens do Rio Arruda.

Na tarde da última terça-feira, 17, os alunos da Escola Municipal Juscelino Kubitschek participaram de mais uma ação que faz parte da II Gincana Ecológica. Entre os objetivos da competição estão: incentivar as escolas a promoverem projetos de educação ambiental, melhorar o ambiente escolar ou o bairro, além de estimular a arte e a cultura.

Os alunos ganharam bambus e mudas de árvores para plantar nas margens do Rio Arruda, no Bairro Santa Cruz. A ação faz parte das atividades desenvolvidas pelas Secretarias de Meio Ambiente e Educação em prol da II Gincana Ecológica de Colombo. As professoras auxiliaram no plantio das mudas que pertencem à mata ciliar e servirão de proteção para o rio.

O lugar escolhido para o plantio faz parte do Programa de Contenção de Enchentes, que a Prefeitura promove, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Obras e Viação. No local houve o desassoreamento, limpeza e realinhamento do rio.

Para ser totalmente recuperado, o Rio Arruda passou por duas fases. A primeira foi de limpeza e a segunda o plantio de árvores realizadas pelos alunos, como explicou o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki. “A plantação de árvores pelos alunos além de ensiná-los sobre preservação florestal, é uma continuação do nosso Projeto, evitando futuras enchentes, já que as copas e raízes das árvores seguram muito as águas das chuvas”, disse Nowacki.

Logo após, os alunos assistiram, na escola, uma palestra ministrada pelos agentes da vigilância da saúde sobre saneamento básico. Foi levado aos alunos modelos de fossa séptica, filtro biológico e manual com instruções básicas sobre o assunto.

“É enriquecedor que os alunos participem desses projetos, que saibam a importância que o tratamento de esgoto tem para os rios e para a comunidade como um todo”, ressaltou o Secretário de Meio Ambiente, Evandro Busato.

Escola Municipal Monteiro Lobato
Os alunos da Escola Municipal Monteiro Lobato participaram de uma visita técnica no Museu do Lixo, em Campo Largo.  Cerca de 30 alunos conheceram as etapas da reciclagem, além de orientações sobre o consumo consciente e a Coleta Seletiva. “Não são todos os detritos que vão para o aterro e podem voltar para a cadeia produtiva”, lembrou Busato.
Em sala de aula, os pequenos também receberam informações sobre as questões ambientais e uma mobilização com pais e alunos. Eles discutiram assuntos sobre resíduos sólidos e sustentabilidade - para despertar nos alunos o senso crítico sobre os temas
Foto: Marcio Fausto/ PMC
Da Prefeitura

Por Alisson Schneider

Postar um comentário

0 Comentários