últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Colombo disponibiliza Clínica Odontológica e 17 UBS de Atenção em Saúde Bucal

O Município também possui o Odontomóvel, um trailer que atende aos alunos e moradores do entorno das escolas, principalmente da área Rural

A Prefeitura de Colombo por meio da Secretária de Saúde busca aperfeiçoar e melhorar os serviços odontológicos, garantindo mais acesso ao atendimento para a população. A atenção odontológica inclui as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde, além de diagnóstico e tratamento adequado das doenças bucais.

Em 2015 foram realizados 184.392 procedimentos odontológicos e 51.050 pacientes foram atendidos por meio dos programas de odontologia no Município.

A rede de Atenção em Saúde Bucal do município conta com uma Clínica Odontológica e 17 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Atenção em Saúde Bucal. Dessas UBS, 14 estão implantadas no modelo de Unidades Básicas da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e duas estão implantadas no modelo Unidades Básicas (UBS).

Nas Unidades é possível fazer o agendamento semanal. Os atendimentos são realizados nas segundas-feiras - em todas as Unidades de Saúde, além do agendamento mensal, como explica o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga. “O serviço mensal é ofertado mediante agendamento nas primeiras terças-feiras de cada mês, com 18 vagas por cirurgião-dentista que atua na unidade. Esta modalidade de atendimento garante até quatro consultas ao cidadão durante o mês”, explica.

Odontomóvel

Além disso, o município possui um Odontomóvel, uma espécie de trailer de Atenção em Saúde Bucal, que presta atendimentos aos alunos e moradores mais próximos das escolas, principalmente na área rural do município. Os atendimentos em saúde bucal deste equipamento também são agendados, como nas demais UBS.

“O tratamento com as crianças tem que ser intensificado e constante, para elas entenderem que a falta de escovação e de cuidados podem gerar grandes riscos e poderem levar esses ensinamentos para a vida toda e assim, garantimos um sorriso saudável”, ressalta a Prefeita de Colombo, Beti Pavin.

Clínica odontológica

Na Atenção Especializada, faz parte da Rede de Atenção à Saúde Bucal, um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Regional Maracanã. No local são prestados os serviços de endodontia, periodontia, cirurgias, radiologia e atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais.

Além dos atendimentos para os inscritos nos Programas de Puericultura e Hiperdia. São realizadas atividades educativas e atendimento clínico das crianças de 0 a 5 anos que fazem parte do Programa de Puericultura mediante acordo com a Coordenação de Odontologia e em conformidade com o trabalho de Puericultura desenvolvido pela equipe de enfermagem. O mesmo ocorre com os inscritos no Programa de Hiperdia.

Atendimento as gestantes

As gestantes também podem contar com a Equipe de Saúde Bucal, após o cadastro no SISPRENATAL. “Todas as gestantes acompanhadas pela Equipe de Saúde da Família tem seu atendimento priorizado pela Equipe de Saúde Bucal. Ela é encaminhada ao Cirurgião Dentista para consulta inicial e tratamento curativo e/ou preventivo”, disse o diretor técnico da Odontologia, Dr. Paulo Renato Sebrão Filho.

Urgências / Emergências odontológicas

São realizados todos os dias da semana, atendimento de supressão da dor e outros tratamentos como: hemorragia, quadros infeccioso e inflamatório agudo, lesões de tecidos moles, traumatismo dentário, reparo de peça protética ou recimentação de restauração e restauração estética de urgência.

Atividade preventiva e educativa em escolares

A Equipe de Saúde Bucal realiza durante a semana em dois períodos de uma hora e meia - para a execução de atividades de promoção de saúde em escolares como: “Palestra semestral” com material de apoio (vídeos, cartazes ou outro material educativo) para todos os alunos da escola; “Evidenciação de Placa Bacteriana” e “Técnica de Escovação” com todos os alunos; “Bochechos Semanais com Flúor” na concentração de 0,2% em todos os alunos da escola, exceto aqueles que estão em terapia com flúor gel em andamento ou já concluída e “Terapia com Flúor” (Escovação Supervisionada e Escovação com Flúor Gel).

“Atendemos as crianças e adolescentes oferecendo o bochecho com flúor, que servem de barreira para as cáries e fazemos o atendimento básico, com restauração, prevenção de doenças e até extrações, se muito necessário”, explica o Dr. Sebrão.

Por Alisson Schneider 

Postar um comentário

0 Comentários