últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Repórteres do programa Cidade Alerta são presos em Curitiba

Uma mala verde deixada no meio da Praça Rui Barbosa, na tarde desta quinta-feira (30), parou o Centro de Curitiba. Considerada uma ameaça de bomba, uma grande área da praça foi isolada para que os policiais verificassem o objeto. No meio da confusão, um repórter e um cinegrafista da Ric foram detidos por, conforme os policiais, "invadir o espaço".
Por volta das 16h30, guardas municipais e policiais militares fizeram o isolamento de uma grande área da praça, onde estava a mala. O Comando de Operações Especiais (Coe) foi acionado para verificar se era uma bomba. Perto das 17h20, a mala foi aberta e dentro dela foram encontradas apenas roupas.
Prisão
Enquanto a fita de isolamento era colocada, o repórter Lucio André e o cinegrafista Nilson, da RIC TV, tentaram chegar próximo ao objeto, mas receberam ordens de um tenente do 20º Batalhão da Polícia Militar para se retirar. Conforme o relato de populares, o policial "abusou da autoridade", e a dupla da imprensa foi levada na viatura ao 12º Batalhão da PM.
Em coro, os populares gritaram "vergonha", "vai prender bandido" e demonstraram indignação com a atitude dos policiais. "O policial pediu pra ele sair com brutalidade. Foi abuso de autoridade", comentou Valdeir Cardoso, que testemunhou toda a ação.
De acordo com o major Breunir , no 12º Batalhão foi lavrado um termo circunstanciado contra o repórter e o cinegrafista por desobediência e desacato aos policiais. "Os policiais militares têm fé pública e, a princípio, temos que acreditar na palavra deles. Mas assim como a conduta imputada aos presos será avaliada pelo Poder Judiciário, as condutas de todos os funcionários públicos estão sujeitas à correição", afirmou o major.
"O que aconteceu foi mais um lamentável episódio de violência policial e abuso de autoridade para coibir a atitude dos profissionais da imprensa", comentou o advogado da emissora de televisão, Bruno Caniato. "Tudo que eles falam têm fé pública, mas através de uma ação penal vão surgir elementos para que a verdade venha à tona", complementou. Segundo ele, já está marcada uma audiência no juizado criminal sobre a situação.
Foto: Átila Tribuna 
Com Paraná Online

Postar um comentário

0 Comentários