últimas notícias

6/recent/ticker-posts

A ratazana gigante de Londres (ou como não devemos confiar em tudo que vemos na internet)

Especialistas mostram verdade sobre roedor 'gigante' em foto
que viralizou nas redes sociais
Uma foto de uma ratazana gigante virou tema de polêmica nas redes sociais.

Na imagem, um eletricista aparece mostrando o roedor após encontrá-lo morto atrás de um arbusto no bairro de Hackney, em Londres.

Seu colega Tony Smith tirou a foto e disse que o animal media mais de um metro de altura e que era maior que "sua gata e seu cachorro da raça Jack Russel juntos".

"Íamos jogar no lixo, mas pensamos que antes deveríamos tirar uma foto, porque ninguém ia acreditar que era verdade", disse ele ao jornal Standard.

Mas o tamanho do roedor começou a gerar dúvidas entre especialistas de duas áreas: a fotografia e a biologia.

"É impossível que uma ratazana marrom seja tão grande ou que um ser humano seja capaz de segurar um animal de 11 quilos com uma pequena pinça", explicou à BBC a professora Jane Hurst, do Instituto de Biologia Integrativa da Universidade de Liverpool.

"A maior ratazana existente é originária de Gâmbia, pesa 1,5 quilos e não mede nem um metro.”

Ilusão de ótica

Já do lado da fotografia, quem analisou a imagem explica que pode haver ocorrido uma ilusão de ótica chamada “perspectiva forçada”, que faz com que um objeto colocado perto da lente da câmera pareça muito maior que seu tamanho original.


Foto no Instagram de @sergio_eyes mostra brincadeira feita no Salar de Uyuni, na Bolívia


A perspectiva forçada é utilizada no cinema, na fotografia e na arquitetura. A técnica manipula a percepção do olho humano em relação à escala dos objetos.

Quem nunca fez uma foto assim? Quando você “toca” o topo de um prédio alto ou “segura” seus amigos com a palma de sua mão.

Não é a primeira vez que se divulgam fotos de ratos “enormes” nas redes sociais que na realidade não eram desse tamanho.
A emissora da BBC @BBCRadio2 já havia tuitado uma foto de um
rato "gigante" em 2014
Da BBC Londres

Por Alisson Schneider

Postar um comentário

0 Comentários