últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Governadora Cida Borghetti cresce nas pesquisas e começa assustar Ratinho Jr.




A primeira mulher governadora do Estado do Paraná, busca se eleger para poder governar o estado e por em pratica seu plano de governo e combate a corrupção de forma tranquila. Em pesquisa realizada pelo IRG/Bem Paraná, Cida Borghetti (PP) saiu dos 5% das intenções de votos e foi para 20,2%. . Em primeiro lugar vem Ratinho Jr. (PSD) com 45%, não demonstrando crescimento tão empolgante quanto sua concorrente.

O deputado federal João Arruda (MDB), que lançou candidatura após a desistência de Osmar Dias (PDT), aparece em terceiro lugar com 7,1%, seguido pelo ex-deputado federal Dr. Rosinha (PT), com 3,9% das intenções de voto. Professor Piva (PSol) foi citado por 2,2% dos entrevistados; o ex-vereador de Curitiba Jorge Bernardi (Rede), por 1,8%; e o jornalista e advogado Ogier Buchi (PSL), por 1,5%. Ele foi o último a lançar o nome à corrida ao Palácio Iguaçu.

A pesquisa aponta que 11,4% dos eleitores não pretendem votar em nenhum dos candidatos confirmados nas convenções partidárias. Outros 6,3% não souberam responder.

Metodologia


O IRG Pesquisas ouviu 1.250 eleitores em 75 cidades paranaenses entre os dias 9 e 14 de agosto. O grau de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PR-09806/2018. A margem de erro é de 2,8% para mais ou para menos.

Os pesquisadores levantaram ainda região, sexo, faixa etária, grau de escolaridade e renda familiar mensal. A maioria dos consultados recebe até dois salários mínimos (51%), não completou o Ensino Médio (80%) e tem entre 25 e 59 anos (66%).
Pesquisa espontânea

A pesquisa IRG/Bem Paraná também revelou que a maioria absoluta dos paranaenses ainda não definiu em quem vai votar para o governo. Na consulta espontânea, em que o eleitor é convidado a informar sua preferência sem a lista prévia, 78,6% dos entrevistados disseram não ter nome entre os concorrentes. Além disso, outros 6,5% disseram que não pretendem votar em ninguém (branco, nulo ou abstenção).

Ratinho Jr. (PSD) foi o mais citado pelos consultados, com 8,3%, seguido de Cida Borghetti (PP), com 3,6%.

O senador Roberto Requião (MDB), candidato ao Senado, aparece em terceiro, com 0,7% das citações, seguido do ex-senador Osmar Dias (PDT), que desistiu de concorrer um dia antes da convenção partidária, com 0,6%.

João Arruda (MDB) tem 0,4%, Dr. Rosinha (PT), 0,3%, e Ogier Buchi (PSL), 0,1%. Até o ex-governador Beto Richa (PSDB), que ficou dois mandados consecutivos no Palácio Iguaçu e não poderia concorrer, aparece nas intenções espontâneas de voto, com 0,2%.

Postar um comentário

0 Comentários