últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Vandalismo causa danos aos novos pontos de ônibus em Colombo

Serão 40 novos abrigos nos pontos de ônibus distribuídos nas principais vias

Novos abrigos de ônibus começam a ser instalados para proporcionar conforto e segurança aos passageiros do transporte coletivo. A implantação faz parte do Termo de Cooperação Técnica assinado pela Prefeitura e a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba – COMEC – o Convênio terá vigência de cinco anos.
Porém, já é possível observar os sinais de vandalismo que acontecem através de pichações, acrílicos e vidros quebrados e furtos de ferro e alumínio – gerando prejuízos aos equipamentos públicos.
De acordo com as informações divulgadas pela Secretaria de Obras e Viação serão 40 novos abrigos nos pontos de ônibus distribuídos nas principais vias. Inicialmente foram instaladas as margens da Estrada da Ribeira e, logo após a Avenida Santos Dumont, no bairro São Gabriel, receberá as novas paradas.
“Alguns deles já foram vandalizados, são vários os registros de destruição contra os novos abrigos. Lamentamos que existam pessoas que não cuidem do bem que é de todos”, ressalta o secretário da pasta, Agnaldo Santos.
A Secretaria de Obras e Viação está disponível para receber denúncias pelo telefone 41-3663.2244 e/ou no endereço: Rua Antonio Francisco Scrock, 337 – São Gabriel. “Com a população nos ajudando e denunciando, aumenta as chances de evitar o vandalismo, além de agilizar a substituição”, explica Santos.
Considerando que uma das maiores carências e solicitações recorrentes apresentadas nos canais de atendimento da COMEC é a ausência de abrigos nos pontos de ônibus do sistema de transporte coletivo metropolitano. Ao total, são 3.777 pontos demarcados, porém parte deles não dispõem de cobertura, apenas placas de identificação.
Sobre o convênio
O Termo de Cooperação Técnica – celebrado por meio do Estado do Paraná, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/SEDU, a Coordenação da região Metropolitana de Curitiba – COMEC e os Municípios que integram a Região Metropolitana, tem como objetivo estabelecer as obrigações dos convenentes para possibilitar a instalação, manutenção e doação dos pontos de ônibus nos municípios que integram a Rede Integrada de Transporte da Região Metropolitana de Curitiba (RIT -RMC), que transporta diariamente 455.000 pessoas.
“O nosso dever é zelar e conservar as instalações dos abrigos de ônibus, responsabilizando-se pela manutenção preventiva e corretiva. Além de disponibilizar espaço físico adequado para a colocação dos abrigos. Mas é obrigação de todos cuidar dos equipamentos e denunciar os casos de vandalismo”, enfatiza o secretário.
Fotos Ilson L de Jesus | PMC

Postar um comentário

0 Comentários