últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Hacker fingiu ser Sergio Moro no aplicativo Telegram para forjar conversas

Funcionário do Ministério da Justiça enviou mensagem para o telefone do ministro pelo aplicativo, acreditando que estava falando com ele.




BRASÍLIA - O hacker que invadiu o aparelho celular do ex-juiz e ministro da Justiça Sergio Moros e passou por ele no aplicativo Telegram e conversou com seus contatos, de acordo com provas obtidas pela Polícia Federal (PF)no inquérito que apura a onda de invasões contra Moro e autoridades ligadas direta e indiretamente à Operação Lava-Jato.

O caso ocorreu no dia 4 de junho, quando Moro tornou pública a informação de que tinha sido alvo de um ataque hacker. Às 21h17 daquele dia, um funcionário de Moro no Ministério da Justiça mandou uma mensagem para o telefone do ministro pelo aplicativo Telegram, acreditando que estava falando com ele. "Boa noite. O que achou dessa matéria?", perguntou o funcionário ao suposto hacker, encaminhando o link de uma reportagem publicada no site do ministério. O falso Sergio Moro respondeu protocolarmente: "Vou ler".

O hacker também conversou brevemente com um jornalista da "Gazeta do Povo", que abordou a falsa conta do ministro ao receber uma notificação de que Moro havia instalado o Telegram em seu aparelho.

O ministro já afirmou que deixou de usar o Telegram em 2017, tendo apagado sua conta naquela ocasião. Por isso, afirma sua assessoria, não havia dados possíveis de serem copiados pelo hacker durante a invasão.

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar as invasões e tentar rastrear o hacker responsável pela iniciativa. A apuração ainda está em andamento.

Fonte: O Globo

Postar um comentário

0 Comentários