últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Alunos do Colégio Helena Kolody visitaram a Câmara de Vereadores de Colombo

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Helena Kolody conheceram o Legislativo colombense. Eles também participaram da sessão ordinária realizada nesta terça-feira (22/10)


A Câmara Municipal de Colombo recebeu, na tarde da última terça-feira (22/10), a visita de um grupo de 11 alunos do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Helena Kolody, localizado no bairro Monza. Acompanhados pela professora de Sociologia Eliandra Gomes, eles realizaram uma visita monitorada à Casa de Leis colombense. Os visitantes foram recepcionados no Plenário Tancredo de Almeida Neves pelos vereadores pelos vereadores Anderson Prego (PT), Elcio do Aviário (PSDB) e Marquinho Berlesi (PSDB), pelo assessor jurídico - Anderson Cunha Moreira - e pela chefe da Divisão de Apoio Legislativo – Lucirene Cavassin.

Durante a visita, os estudantes assistiram a uma palestra sobre a composição da Câmara, o funcionamento do Poder Legislativo e suas atribuições, a função dos vereadores, a importância do parlamento para a sociedade. Também tiveram a oportunidade de conhecer a ligação entre o trabalho desenvolvido pelos parlamentares e o dia a dia de cada cidadão. Na ocasião, ainda foi aberto espaço para perguntas, onde os alunos puderam fazer suas perguntas e sanar suas dúvidas a respeito do trabalho realizado pelo Legislativo no município. Todos os estudantes e a professora receberam exemplares da cartilha “Cartilha do Legislativo – Ensinando Cidadania” desenvolvido pela Câmara. Na sequência, os alunos visitaram as instalações da Casa Legislativa, inclusive estiveram nos gabinetes e nos demais setores da Câmara.

A proposta de visita à Câmara partiu da professora Eliandra que ministra a disciplina de Sociologia. Ela destacou a importância de trazer os alunos para a Câmara de Vereadores e incentivar a cidadania. De acordo com a professora, em sala de aula surgem inúmeras dúvidas e curiosidades a respeito da atuação dos parlamentares. Por isso, a visita foi uma forma dos alunos vivenciarem a realidade na prática.

“Queremos agradecer a ótima recepção e atendimento. As explicações foram muito esclarecedoras. A visita complementa o conteúdo pedagógico aplicado em sala de aula. Todas as minhas dúvidas e também a dos alunos foram esclarecidas. Nosso objetivo com a visita seria conhecer a estrutura e o funcionamento da Câmara do nosso município, conhecer os vereadores e acompanhar o andamento de uma sessão. Isso contribui com a formação política do cidadão. Com essa visita, nós conseguimos compreender que a cidadania se faz com a participação e o acompanhamento do trabalho dos representantes eleitos pelos cidadãos. Tivemos a oportunidade de sair da teoria e observar na prática como funcionam os trabalhos do Poder Legislativo Municipal”, declarou a professora.

Os vereadores lembraram aos alunos a importância de eles sempre acompanharem o trabalho da Câmara e reforçaram o quanto o Legislativo está aberto a receber a comunidade como forma de acompanhar as ações do legislador e também levar suas ideias de melhorias para o povo. Os parlamentares também agradeceram a visita e elogiaram a iniciativa do Colégio Estadual Helena Kolody, por meio da professora Eliandra Gomes. Na oportunidade, os estudantes acompanharam a sessão ordinária realizada logo após a visita.

Postar um comentário

0 Comentários