últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeitura de Colombo inicia o ano limpando Rios e Córregos

Prefeitura de Colombo realiza limpezas nos rios e córregos afim de evitar enchentes em 2020


A prefeitura de Colombo, através da Secretária de Meio Ambiente iniciou o ano de 2020, realizando a limpeza de rios e córregos do município, para fiscalizar o trabalho prestado o Presidente e Vereador Vagner Brandão, percorreu o Ana Rosa junto do seu assessor Gesioni, e do líder comunitário Nivaldo, conhecido como Mussa do esporte, que também apontou as demandas do bairro ao vereador. 

O Secretário Evandro Busato que está à frente da pasta, busca manter uma rotina de limpeza e cuidado das regiões com rios e córregos, mas pela extensão da cidade e o desleixo da população com o meio ambiente, o trabalho é difícil. Temos pontos em que as maquinas são impedidas de acessar o rio, pois moradores invadiram e fixaram moradia em cima do rio. Em outros pontos o acumulo de lixo urbano ajuda nos casos de alagamentos, poucos dias após a limpeza os rios se encontram sujos novamente. 

Trabalho da Secretária de Obras e Meio Ambiente

Conversamos com o Secretário Evandro que nos relatou o trabalho prestado, “ A limpeza de rios é uma ação que fazemos, não de hoje, mas desde o início deste mandato em conjunto com a secretária de obras, e com campanhas que estão ajudando, a população tem jogado menos lixos, lógico ainda é muito grande o volume, é um trabalho continuo, dependendo do rio usamos até três escavadeiras, que trabalham todos os dias na limpeza de rios, é um trabalho que a população acaba não vendo, o que a gente colhe como resultado é um número de enchentes menores, ainda não é o ideal, a gente também pega as alterações climáticas, que estão prejudicando os períodos de chuva, com grandes volumes, e das cidades metropolitanas colombo é que menos tem sofrido, lembrar que é um trabalho em conjunto com a secretária de obras.” Concluiu ele “Estamos fazendo o plano de drenagem, estamos tendo o cuidado para que este plano acompanhe as mudanças climáticas, estamos fazendo um plano que pensa em 15 há 20 anos levando em conta a mudança climática com grandes chuvas ou a falta delas.” 

Fiscalização do legislativo

O Vereador Vagner em entrevista nos disse, “Buscamos durante todo o ano fiscalizar e solicitar a limpeza dos rios e córregos em nossa região, enfrentamos períodos fortes de chuvas o que acaba alagando e sempre antes e durante este período solicito a limpeza desde 2012 no meu primeiro mandato, a Prefeita Beti Pavin, o Vice Sergio e o Secretário Evandro, tem atendido a gente, mas não adianta muito se a população não mudar, temos que parar de jogar lixo nos rios, ou construir em suas margens, tem local que a maquina não entra por ter residências, mas aos poucos estamos conseguindo conscientizar a população. 

Anualmente 45 quilômetros de córregos, limpeza em 6,5 quilômetros de rios, substituição e adequação de, aproximadamente, 1000 manilhas são feitas neste mandato


A Prefeita Beti Pavin e seu Vice Sergio Pinheiro, tem buscado em seu mandato ações que visem evitar as enchentes, durante este mandato, com Programa de Contenção de Enchentes por meio das Secretárias de Obras e Viação e Meio Ambiente, foram realizadas ações, rotineiras de limpezas, em todos os bairros com rios e córregos. 

Para minimizar os efeitos das enxurradas a Prefeitura De Colombo vem investindo e intensificando as ações preventivas e obras de contenção de enchentes em diversos bairros. “Tivemos muitos dias chuvosos e com uma quantidade de água acima do normal esperados para a época do ano, mesmo assim não foram registrados grandes inundações e poucas chamadas da população forma atendidas pelas nossas equipes”, disse a Prefeita Beti Pavin. 

As equipes das Secretarias de Obras e Viação e Meio Ambiente, unem forças para identificar e combater as principais causas dos alagamentos e o resultado desse trabalho já pode ser percebido. Vale ressaltar que os serviços acontecem desde as áreas mais centrais, chegando, também, nos pontos rurais da cidade. 

Ao todo, foram realizadas manutenções em mais de 45 quilômetros de córregos, limpeza em 6,5 quilômetros de rios, substituição e adequação de, aproximadamente, 1000 manilhas e 20 mil metros cúbicos de desassoreamentos foram retirados. Cerca de 14 bairros receberam obras, tanto em 2018 quanto em 2019 e será em 2020 também.

Postar um comentário

0 Comentários