últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Dados não-oficiais: Colombo apresenta 188 casos de Coronavírus segundo Mapa do COVID-19 criado por estudante da UFPR


Mapa do Covid-19 - Um estudante de medicina da UFPR criou um mapa que faz registros (oficiais e não-oficiais) do avanço da pandemia do novo coronavírus. o estudante Faissal Nemer Hajar, o criador do projeto, tem 20 anos e disse que criou o mapeamento a partir de alguns estudos que já fez. “Tive a ideia quando estava vendo o pronunciamento do Ministério da Saúde, em que se discutiam estrategias de política de saúde.

Observando o Mapa, Colombo apresenta 188 casos de covid-19 (lembrando que não são casos oficiais) e 5.702 casos na região de Curitiba até o fechamento desta matéria. Oficialmente Colombo não apresenta nenhum caso e Curitiba apenas 31 casos.

Como fiz uma pós em Pesquisas Clínicas em Harvard, aproveitei muito desse aprendizado de geolocalização com estruturas e algoritmos simples”. O rapaz disse que, em uma hora e meia, criou o sistema. “Como o Ministério tinha publicado alguns algoritmos, peguei um deles e montei o programa. Deixei aberto para que as pessoas pudessem participar. Fui dormir e quando acordei o negócio já tinha crescido muito. Um monte de gente usando”, comentou Faissal, destacando que o algoritmo usado nesse sistema foi divulgado pelo Ministério da Saúde junto da FIOCRUZ.

O programa é bem simples, não precisa ser instalado, e conta com que as pessoas respondam com sinceridade o que é pedido como, por exemplo, se já teve algum sintoma do novo coronavírus, se já fez algum exame e se deu positivo. Faissal, que teve a consultoria de um professor que trabalha com Reumatologia e que o conhece por fazerem parte de um grupo de estudos.

Você pode acessar o Mapa pelo Link:

https://juntoscontraocovid.org/simple.html

Você ler a matéria completa no site da RIC da TV
https://ricmais.com.br/noticias-coronavirus/estudante-de-medicina-da-ufpr-cria-sistema-que-mostra-evolucao-do-coronavirus-no-brasil/

Postar um comentário

0 Comentários