últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Em dois meses, óbitos e casos confirmados de Covid têm queda de 50% em Curitiba


Os principais indicadores do painel de monitoramento da covid-19 em Curitiba apresentaram queda de até 50% no comparativo entre as semanas epidemiológicas de 26 de setembro a 2 de outubro e 1º a 7 de agosto.

Entre os nove indicadores que compõem o painel, as quedas mais expressivas foram nos óbitos, com 50% de redução, e nos casos confirmados de novo coronavírus, que cairam 49% entre o início de agosto e o final de setembro. Estes dois são os indicadores de maior peso no painel da covid-19.

Na semana de 1º a 7 de agosto, quando Curitiba estava em bandeira laranja, foram registradas 127 mortes pela covid-19. Na última semana de setembro, já na bandeira amarela, foram 64 mortes.

Em relação aos casos confirmados, a primeira semana de agosto teve 3.895 moradores da cidade infectados pelo novo coronavírus contra 1.999 da última semana de setembro.

A ocupação de leitos de UTI SUS exclusivos para covid-19 por pacientes confirmados com a doença também caiu 47% no mesmo período, de 176 para 82 internamentos.

Como funciona o painel
O sistema de monitoramento da covid-19 foi instituído em Curitiba em 9 de junho. Nele são avaliados nove indicadores, divididos em dois grupos: nível de propagação da doença e capacidade de atendimento da rede – cada um com peso de 50% na nota final de análise.

Os óbitos por covid-19 e os novos casos confirmados da infecção têm os maiores pesos (3) dentro do painel. Em seguida, com peso 2, vem os internamentos por Síndrome Respiratória Aguda Grave e os internados em UTI SUS confirmados com a covid-19.

Os dados que compõem o painel são alimentados diariamente pelas equipes da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba, e a análise é semanal.

“Toda sexta-feira é definida a situação epidemiológica da cidade em relação à pandemia, e a partir do cenário, os critérios de restrições ou de relaxamento que precisam ser adotados”, explica Márcia Huçulak, secretária municipal da Saúde de Curitiba.

O cruzamento dos dados de cada indicador resulta numa média ponderada, identificada pelas notas 1, 2 ou 3 – que, por sua vez apontam a situação da cidade, identificada por cores.

A cor amarela significa situação de alerta, cujas notas variam de 0,01 a 1,99.

A cor laranja significa situação de alerta de risco médio, e cujas notas variam de 2 a 2,99.

A cor vermelha significa situação de alerta de risco alto, e cujas notas ficam de 3 ou mais.

Postar um comentário

0 Comentários