últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Vereador de Colombo quer proibir fogos com barulho



Os fogos de artifício fazem um lindo espetáculo visual nas festas de réveillon, celebram dias santos e vitórias de times de futebol, divertem crianças e adultos em festas juninas. Por isso, geralmente são relacionados a comemoração, festa, alegria. Mas essa imagem deve ser desvinculada. Os fogos de artifício são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, aos animais e ao meio ambiente.

Algumas cidades já adotaram a queima de fogos silenciosa como Curitiba, mas o problema vai muito além do barulho e agora em Colombo o Vereador Anderson Prego (PT) apresentou o projeto de Lei n° 926/2021 que proíbe a queima, soltura, manuseio e comercialização de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampidos ou estouros, com efeitos de tiro, em todo o território do município de Colombo.
Vereador Anderson Prego autor do projeto

Em humanos, a queima de fogos de artifícios pode causar o amputamento de membros, estresse nas crianças, incômodo nas pessoas em leitos de hospitais, morte, ataque epilético, desnorteamento, surdez e ataque cardíaco. Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto o barulho dos fogos provoca reações de estresse e ansiedade neles. No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos, se machucarem ou fugirem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada. Essas reações podem acontecer em animais silvestres também.

E para o meio ambiente a queima de fogos de artifício emite compostos poluentes para a atmosfera, o que também a caracteriza como uma forma de poluição do ar. Isso tem efeitos não só no meio ambiente, mas na saúde humana. Há ainda o risco de incêndio, colocando em risco pessoas, faunas, floras e contribuindo ainda mais com a poluição atmosférica.

O Vereador Prego falou com a gente o motivo de apresentar um projeto de lei sobre o tema:
É muito importante que a Câmara Municipal esteja atenta as discussões da sociedade e a proibição da queima, soltura, manuseio e comercialização de fogos com barulho, já uma discussão que a sociedade colombense vem fazendo e buscando que seja proibida, pois afeta diretamente a vida da pessoas, sobre tudo a pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, que podem ser muito sensíveis a sons e, com o estouro, ficarem ansiosas e entrar em crises. Outro aspecto importante da presente lei é refere à saúde dos animais. A queima de fogos de artifício pode trazer traumas irreversíveis, especialmente aqueles dotados de sensibilidade auditiva.

O projeto será divulgado na sessão desta terça-feira e após divulgação deve entrar nas pautas das próximas sessões para ser votado, por se tratar de uma lei, o projeto será votado em 2 sessões e depois de aproado vai para sansão do Prefeito Helder Lazarotto.

Postar um comentário

0 Comentários