últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Com professor Alcione merenda em Colombo se torna mais saudável

 Alunos bem alimentados e com energia para brincar e aprender, para isso a Prefeitura investe forte na qualidade e variedade dos alimentos



A Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Educação vem investindo forte na merenda escolar saudável e de qualidade, para os alunos da rede municipal de ensino. Atualmente, são atendidos cerca de 27 mil alunos com a Alimentação Escolar, desde o berçário até o EJA – Ensino de jovens e adultos.

“Além de uma alimentação saudável, as refeições são preparadas com muita dedicação pelas nossas merendeiras”, lembra o vice-prefeito e secretário de Educação, Professor Alcione.

Para preservar a qualidade dos alimentos e deixar o cardápio escolar mais enriquecido com vitaminas, fibras e minerais – a entrega de hortifrutis, carnes e pães é feita semanalmente. “São inúmeras as variedades de hortifrutis no cardápio das unidades, além de uma grande parte desses produtos provenientes da Agricultura Familiar”, lembra o secretário.


Vale lembrar, que os hortifruti são adquiridos da Agricultura Familiar de Colombo e a produção depende muito da sazonalidade. Além disso, também há a instabilidade climática e muitas vezes é necessária a substituição por outro item do mesmo grupo, prevista no contrato da Chamada Pública, como por exemplo, os folhosos por folhosos e frutas por frutas”

A merenda escolar também oferece muitas opções de proteína animal, como carnes bovinas, aves e suínas, além dos ovos. Já a entrega, mensalmente, acontece para os produtos básicos estocáveis. Para isso, o cardápio é calculado de acordo com o número de matriculados na unidade escolar. E para completar o cardápio dos estudantes, diariamente, são servidos arroz, feijão entre outros grãos e cereais para deixar uma alimentação colorida, saudável e nutritiva.

Cardápio atende as determinações dos órgãos reguladores da alimentação escolar

Os cardápios completos para a rotina dos alunos, para todos os níveis da educação na rede municipal, conta alimentos variados, definidos a partir de análise de um corpo técnico de nutricionistas, os alunos têm acesso a uma alimentação balanceada e que atende as determinações dos órgãos reguladores da alimentação escolar.

“Uma vez que não esteja dentro da especificação contratual poderá ser recusado ou solicitado a troca, inclusive a pesagem dos mesmos é essencial pois trabalhamos com quantidade por aluno”, destaca a nutricionista do município, Juliana Beraldo.
Vale lembrar, que o uso de açúcar para alunos de 0 a 3 anos é proibido e para os demais existem restrições significativas para o bom desenvolvimento dos alunos das Escolas Municipais e CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), de acordo com as exigências do FNDE Resolução 06/2020.

Os cardápios são elaborados atendendo a Normativa 02/2023 – Semed com substituições de alimentos doces por outras preparações saudáveis. “Informamos que no primeiro semestre houve período de adaptação, mas agora as unidades escolares já estão praticando com tranquilidade e principalmente criatividade nas datas festivas”, explica o secretário.

Atualmente, os contratos vigentes são com a Cooperativa de Agricultores de Colombo – Cooacol e também a Empresa Nutri Nutri. Além do contrato já assinado com a Empresa Blumenauense, que muito em breve iniciará as entregas de gêneros alimentícios para a Alimentação Escolar e demais unidades de atendimento das Secretarias de Saúde, Assistência Social e Secretaria de Governo.

Postar um comentário

0 Comentários