últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Santa Casa de Colombo Situação

Estive lendo o Blog de um senhor famoso de Colombo e resolvi pesquisar para saber o que seria verdade e o que seria mentira. Para isto vamos entrar no contesto histórico
A instituição remonta à fundação, em 1498, da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, pelo Frei Miguel Contreiras, com o apoio da rainha D. Leonor, Destinada inicialmente a atender a população mais necessitada (alimentar os famintos, assistir aos enfermos, consolar os tristes, educar os enjeitados e sepultar os mortos), mais tarde passou ainda a prestar assistência aos "expostos" - recém-nascidos abandonados numa roda para que não se conhecessem os pais. Essa obrigatoriedade foi confirmada pelos Alvarás-Régios de 22 de Agosto de 1654 e de 22 de Dezembro de 1656.
No Brasil, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia instalou-se em Olinda desde 1539, e logo depois em Santos (1543), e em Vitória (1545) sendo a primeira instituição hospitalar do país, destinada a atender aos enfermos dos navios do porto e moradores.No estado Do Paraná José Cândido da Silva Murici foi um dos pioneiros da Medicina do Paraná. E também o principal incentivador da criação da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba, político paranaense, capitão do Exército Brasileiro e co-fundador do Museu Paranaense
Em março de 1868 o Dr. José Cândido da Silva Murici endereçou às Secretarias do Governo Provincial, e outros cidadãos ilustres da cidade, a seguinte correspondência:
Tenho a honra de convidar Vossa Senhoria e aos seus empregados para assistirem ao lançamento da primeira pedra do nosso Hospital de Misericórdia, no dia 8 do corrente, às 4 horas e meia da tarde.
O hospital foi inaugurado com a presença do Imperador Dom Pedro II, no dia 22 de maio de 1880, com a denominação de Hospital de Caridade da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba. Com cento e sessenta leitos, na época ele era considerado um grande hospital; sendo por longo período o único de Curitiba (fonte: Wipédia)

  Santa Casa de Misericórdia do estado do Paraná 

POSITIVO:
A Santa Casa de Misericórdia no estado o Paraná è um grande centro de especialidades médicas com tratamentos
como cardiologia, clínica geral, dermatologia, geriatria, nefrologia, ortopedia, reumatologia e oftalmologia, além de realizar exames laboratoriais.
O atendimento é somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mediante encaminhamento das unidades municipais de saúde.
A santa Casa de Misericórdia  tem inúmeros projetos para melhorar a saúde e o atendimento da população:
* ICH PR: O Estado será o pioneiro ao determinar o Índice de Custos Hospitalares (ICH), um indicador de inflação dos custos de operação de hospitais e santas casas. O projeto, uma parceria entre Femipa, Fehospar, Sindicato dos Hospitais do Paraná (Sindipar) e Ahopar (Associação dos Hospitais do Paraná), está sendo desenvolvido pelo Instituto Superior da Administração e Economia, vinculado à Fundação Getúlio Vargas (ISAE/FGV).
*HOSPSUS: O Programa de Apoio e Qualificação de Hospitais Públicos e Filantrópicos do SUS no Paraná – HOSPSUS, lançado em julho de 2011 pelo governo estadual, modifica a lógica da relação entre o Estado e os hospitais públicos e filantrópicos que prestam serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

NEGATIVO:
o Principal ponto negativo é falta de investimento do governo nos hospitais: Falta de médico, equipamento ou manutenção do equipamento, salários de algumas atrasadas etc...
Esta foi a visão geral das Santas Casas de Misericórdia do Estado do Paraná

Santa Casa de Misericórdia

em 

Colombo-PR

A santa Casa de Misericórdia de Colombo-PR fica na Rua Marechal Floriano Peixoto 95-Centro-Colombo-PR.
Em Colombo faz algum tempo que venho percebendo que existe duas versão ou seja dois tipos de blog que retratam a Santa Casa de Colombo, mas qual é verdade não sei ao certo mas vamos analisar  o que vem acontecendo no hospital. Vamos ver os Dois pontos de vista:

BLOG CONTRA:
   O Blog Contra, vive sempre apontando, defeitos falta de pagamento, desrespeito com o funcionário, ou com o paciente. Ou diz que a culpa é da prefeitura

 BLOG A FAVOR:
  O Blog a favor, sabe que existe problemas como qual quer hospital que tem problemas comum para o SUS. Mas não fica culpando administração municipal.


Qual a Situação em Colombo

Situação judicial: A Santa Casa de Misericórdia de Colombo, na região de metropolitana de Curitiba, foi interditada pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) na manhã  quarta-feira (11) de Janeiros de 2012. O procedimento feito pelo CRM é a “interdição ética”. Os médicos estão proibidos de atender na Santa Casa. De acordo com a assessoria de imprensa do CRM, o prédio poderá continuar aberto, mas não haverá profissionais para atender a população. 

SITUAÇÃO EM 2013: No começo deste ano ainda com prefeito interino Pelé, foi  realizada uma nova vistoria Pelo CRM-PR entre outras autoridades políticas, Durante a visita, as autoridades presentes, acertaram detalhes da parceria entre a prefeitura municipal e a entidade, que, logo que reaberta, irá contar com um repasse feito pelo município para seu funcionamento, até que esteja apta a receber incentivos financeiros do Governo do Estado e do Ministério da Saúde.
Para o prefeito José Renato Strapasson, Pelé, estas parceiras são fundamentais. “Um prédio histórico como este, uma instituição que é filha de Colombo, precisa da nossa atenção. Vamos unir as forças para conseguir a liberação do espaço e proporcionar o atendimento que a população merece”, disse Pelé.

MEU PONTO DE VISTA:
De acordo com a Lei e os políticos ele será reativada, mas os problemas citados por um dos blogueiros, infelizmente é comum para hospitais de municípios com menor recurso financeiro, estar nesta situação. O que acontece é que os responsáveis pela Santa Casa deviria ser o Estado e o SUS, mas isto não acontece, e também o a verba que é garantida pelo SUS não chega as Santa Casas de municípios com menor poder econômico. 


KOPF- ALISSON SCHNEIDER

Postar um comentário

0 Comentários