últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Pedro Cavalli: Colombo sofre sem atendimento hospitalar

De acordo com a secretaria de saúde do Paraná atualmente existem 15 Hospitais regionais no estado. Nove desses hospitais estão localizados em cidades com população abaixo de 150 mil habitantes, como Pinhais e Campo Largo. Colombo com quase 250 mil habitantes não abriga nenhum hospital.E no estado todo há cidades com população bem menor que possuem hospital regional como lapa com menos de 50 mil habitantes e também Tibagi com cerca de 20 mil habitantes.

Passaram três anos que a Santa Casa foi interditada, e mesmo com sua reabertura em 2015 o atendimento é parcial, atualmente não existe atendimento cirúrgico, de emergência e urgência para os pacientes. Somente com consultas eletivas de algumas especialidades médicas, a Santa Casa atende parte da população pelo SUS e outra por atendimentos particulares.

Meu avô Líbero Cavalli foi um dos fundadores da Santa Casa de Colombo, que foi inaugurada em agosto de 1972. Por isso sinto tanto pela situação que se encontra o único hospital de Colombo, funcionando apenas de segunda á sexta das 8h as 17h, como um posto de saúde com algumas especialidades médicas.

Além disso, ver a população desassistida em um segmento tão importante como a saúde me motiva a buscar soluções para esse problema. Muitas pessoas demoram cerca de seis meses para conseguir uma consulta com um especialista, quando tem exame pedido pelo médico demora quase um ano para conseguir fazer e ter acesso ao resultado. E finalmente quando há indicação cirúrgica não consegue fazer porque não existe hospital na cidade.

Também vejo pelo lado dos médicos que ficam de mãos atadas sem um hospital com centro cirúrgico e atendimento de urgência para a população, em certa etapa do atendimento tudo pára, não há como avançar. 

Nesse ano de 2016 tivemos um orçamento de cerca de 369 milhões de reais, e para 2017 são previstos mais de 417 milhões, dinheiro que deve ser usado corretamente para garantir uma saúde de qualidade para a população, com atendimento hospitalar, mais vagas para consultas e agilidade nos exames.

Devemos exigir do poder executivo que esse problema seja solucionado o quanto antes, sendo a segunda maior cidade, em número de habitantes, da região metropolitana de Curitiba, nosso município precisa avançar.


Por Pedro Cavalli


Postar um comentário

0 Comentários