últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Pedro Cavalli: Precisamos dar passos largos em busca do desenvolvimento empresarial de Colombo

O número de empregos disponíveis em nosso município segundo o último levantamento feito pelo IBGE em 2014 é de pouco mais de 40 mil postos de trabalhos. Logo, os estabelecimentos nos mais diversos setores das atividades econômicas não chega a 4 mil, tendo em vista que o município possui uma população estimada em cerca 217 mil habitantes, fica evidente que a oferta de trabalho em nosso município é escassa.

Dessa forma a única alternativa encontrada pelos moradores de Colombo é enfrentar longas distâncias em busca de emprego nas cidades vizinhas. Esse deslocamento traz muitas desvantagens para o município,provoca a lotação dos ônibus que vão principalmente para Curitiba, ainda mais com o fim da integração metropolitana trazendo mais despesas para os trabalhadores e menos comodidade.

Além disso, a movimentação do comércio local fica prejudicada , a tendência é que essas pessoas que trabalham nas cidades vizinhas se alimentem, comprem e gastem seu dinheiro próximo ao local de trabalho movimentando a economia nessas cidades e não no seu local de moradia.

Para atrairmos investidores de pequeno e médio porte em nosso município é necessário oferecer o mínimo de infraestrutura que hoje não encontramos aqui. Podemos nesse caso citar a quantidade de ruas que ainda não possuem asfalto, basta percorrer por alguns bairros que é fácil encontrar muitas ruas com buracos, lama e muitas vezes intransitável, imagine um caminhão em dias de chuva nessas condições...Impossível.

Conversando com uma amiga que é contadora e trabalha e reside em Colombo descobri que há problemas bem mais fáceis de resolver, um deles é a burocracia que se encontra para estabelecer empresas na cidade. Atualmente o tempo médio para autorizar a abertura de uma empresa leva no mínimo seis meses, isso porque a liberação do alvará só acontece depois de emitida todas as vistorias exigidas, que por sua vez são feitas pelos órgãos competentes que não funcionam no mesmo lugar e não possuem qualquer meio de comunicação informatizado entre si, estamos em plena era digital e tudo ainda funciona só na papelada.

Diferente do que acontece em Pinhais que é emitido um alvará provisório e automaticamente solicitada as demais vistorias necessárias emitida pela prefeitura em um processo único, sem que haja a necessidade de comparecer em cada órgão para conseguir a vistoria dos bombeiros, a da vigilância sanitária, assim por diante, essa maratona que é preciso enfrentar no município de Colombo.


Com mais atuação pública e uma gestão eficaz é possível mudar esse cenário, reduzindo impostos e criando oportunidades para os empresários podemos proporcionar a geração de empregos. Em contrapartida a empresa realiza benfeitorias no município gerando qualidade de vida para a população. Fortalecer a parceria do poder público e iniciativa privada, é o caminho.

Por Pedro Cavalli


Postar um comentário

0 Comentários