últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Pagamento do IPVA começa nesta semana; confira a tabela de pagamento

O vencimento da primeira parcela ou do pagamento único do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2017 começa amanhã (23). A data para pagamento é determinado de acordo com o número final da placa dos veículos e quem optar por pagar em uma única parcela terá desconto de 3% no valor da tarifa. 
É possível pagar o imposto à vista ou em três parcelas, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Em média 40% dos donos de veículos preferem pagar o IPVA à vista. A arrecadação é dividida igualmente entre Estado e Municípios o recurso é destinado a investimentos em educação, saúde e segurança pública, de acordo com o Governo do Estado.
Os contribuintes receberam boletos com dados dos veículos, valores do imposto, forma de pagamento e as guias para recolhimento à vista (com desconto) ou da primeira e da segunda parcelas, que poderão ser pagas em qualquer banco.
Os que fizerem opção pelo parcelamento receberão nova correspondência com a guia para recolhimento da terceira parcela, que também poderá ser quitada em qualquer instituição bancária.
O pagamento poderá ser feito usando somente o número do Renavam nos bancos credenciados - Banco do Brasil, Bancoob, Bradesco, Itaú, Rendimento e Sicredi. Outra opção restrita aos bancos conveniados é a GR-PR (Guia de Recolhimento do Estado do Paraná), que está disponível no endereço www.fazenda.pr.gov.br.

Mais barato

O IPVA dos veículos usados está mais barato neste ano. Pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe apontou desvalorização média de 4,7% no preço desses bens no Paraná. As porcentagens de redução variam de acordo com marca, modelo e ano de fabricação.
No Estado são 4,36 milhões de veículos tributados e 2,48 milhões não tributados. A frota de veículos que será tributada no Estado em 2017 teve redução de 0,55%, enquanto a de não tributados teve crescimento de 10,41%, em razão de ano de fabricação ou de isenções legais.
A maior parte da frota terá alíquota de 3,5%. Ônibus, caminhões, veículos de carga, de aluguel ou que usam gás GNV pagam 1%. Há imunidade para veículos de propriedade da União, Estados e Municípios e isenção para táxi, ônibus de transporte urbano, para deficientes, destinados ao transporte escolar e os que foram fabricados há mais de 20 anos.
A estimativa de arrecadação de IPVA prevista na proposta orçamentária de 2017 é de R$ 3,38 bilhões.

Confira a tabela de pagamento

Cota única ou 1ª cota

Finais de placa
Vencimento
Dia da semana
1
1 e 2
23 de janeiro
Segunda-feira
2
3 e 4
24 de janeiro
Terça-feira
3
5 e 6
25 de janeiro
Quarta-feira
4
7 e 8
26 de janeiro
Quinta-feira
5
9 e 0
27 de janeiro
Sexta-feira

2ª cota

Finais de placa
Vencimento
Dia da semana
1
1 e 2
20 de fevereiro
Segunda-feira
2
3 e 4
21 de fevereiro
Terça-feira
3
5 e 6
22 de fevereiro
Quarta-feira
4
7 e 8
23 de fevereiro
Quinta-feira
5
9 e 0
24 de fevereiro
Sexta-feira

3ª cota

Finais de placa
Vencimento
Dia da semana
1
1 e 2
20 de março
Segunda-feira
2
3 e 4
21 de março
Terça-feira
3
5 e 6
22 de março
Quarta-feira
4
7 e 8
23 de março
Quinta-feira
5
9 e 0
24 de março
Sexta-feira
Colaboração Agência de Notícias do Paraná

Postar um comentário

0 Comentários