últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Grêmio Estudantil O Primeiro passo para mudar o País

  O Grêmio Estudantil é o primeiro passo para transformamos esta sociedade política e cultural, que já foi destruída dês da formação do estado Brasileiro, lá na colonização portuguesa.
  Primeiramente veja quais foram as principais participações e movimentos de estudantes na Historia do Brasil
  • *1710 o primeiro movimento organizado e liderado por estudantes,  foi quando mais de mil soldados franceses invadiram o Rio de Janeiro, e os estudantes expulsaram os soldados. 
  • *1786 - Doze estudantes brasileiros residentes no exterior fundaram um clube secreto para lutar pela Independência do Brasil. Alguns estudantes desempenharam papel fundamental para o acontecimento da Inconfidência Mineira.
  • *1827 - Foi fundada a primeira faculdade brasileira, a Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Este foi o primeiro passo para o desenvolvimento do movimento estudantil, que logo integrou as campanhas pela Abolição da Escravatura e pela Proclamação da República.
  • *1901 - Fundação da Federação de Estudantes Brasileiros, que iniciou o processo de organização dos estudantes em entidades representativas.
  • *1932 - A morte de quatro estudantes (MMDC – Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo) inspirou a revolta que eclodiu na insurreição de São Paulo contra o Governo Central (Revolução Constitucionalista).
  • *1937 - Criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), a entidade brasileira representativa dos estudantes universitários.
  • *1952 - Primeiro Congresso Interamericano de Estudantes, no qual se organizou a campanha pela criação da Petrobrás – “O Petróleo é Nosso”.
  • *1964 - Em 1º de abril, o Golpe Militar derrubou o presidente João Goulart. A partir daí foi instituída a ditadura militar no Brasil, que durou até o ano de 1985. Neste período as eleições eram indiretas, sem participação direta da população no processo de escolha de presidente e outros representantes políticos.
  • *Os estudantes formavam uma resistência contra o regime militar, expressando-se por meio de jornais clandestinos, músicas e manifestações, apesar da intensa repressão.
  • *1979 - As entidades estudantis começam a ser reativadas. Acontece a primeira eleição por voto direto na história da UNE, quando é eleito o presidente baiano Rui César Costa e Silva.
  • *1992 - Acontecem sucessivas manifestações nas ruas contra a corrupção no governo, dando início ao movimento de estudantes chamado Caras Pintadas, que resultou no Impeachment do então Presidente da República, Fernando Collor de Melo.

Estes foram os principais movimento liderados por estudantes. Mesmo com estudantes sendo grande responsáveis pela liberdade e democracia do Brasil, os estudantes são ignorados e abandonados, pelos governantes e as demais pessoas de nossa população.
  

O que é o Grêmio Estudantil

 O Grêmio Estudantil é uma organização formada somente por estudantes de colégios estaduais, com o dever de melhorar a vida do estudante do colégio. 
 A união destes estudantes deve ser de iniciativa própria dos estudantes, e através do processo democrático, que é votar e ser votado.

Para que ter um Grêmio Estudantil em seu Colégio?

 É necessário a existência do grêmio Estudantil, nos colégios, pois este é o primeiro passo para a criação da ideia crítica, e sempre há algo que precise ser melhorado ou construído em nossos colégios.
 Eu sempre costume dizer que não existiria colégios sem alunos, então por que não somos escutados, para mim o Grêmio é necessário para dar voz e vez aos estudantes.

O que o Grêmio Estudantil pode fazer?

O Grêmio Estudantil, pode trabalhar em Três áreas dentro de um colégio, que são:
  • Cultura: O Grêmio deve promover eventos culturais, em seus colégios, e incentivar os alunos a participarem destes eventos, alguns exemplos de programações culturais; Concurso de Talentos, Batalhas de Rapers, Peças Teatrais, Dia do Cinema e etc...
  • Esporte: O Grêmio deve incentivar a pratica de esportes físicos e mentais, para o desenvolvimento e melhorar a saúde dos estudantes, alguns exemplos de esportes e desportes são; esportes Campeonatos de futsal, vôlei, basquete e etc... Desportes jogos de tabuleiros como Xadrez, Damas e outros, gincanas que incentive o trabalho em Grupo.
  • Educação: O Grêmio tem por obrigação ajudar na melhorá da educação de seu colégio, sempre buscando junto com professores, trazer alternativas que atraiam o aluno para o estudos, como feiras do conhecimento passeios a museus, parques de ciências e etc...
 O Grêmio Estudantil, não tem o DEVER de construir, reformar, pintar ou qualquer coisa que tenha haver com a estrutura física do colégio, ele pode ajudar, mas não faz parte de suas funções.

Como fazer um Grêmio funcionar?

 Para fazer o Grêmio funcionar, os diretores do Grêmio Estudantil, devem saber agregar pessoas e valores, ao seu trabalho. Mesmo com o Grêmio sendo uma entidade estudantil, aparte da direção da escola e do estado, ele deve trabalhar em parceria com a direção, professores, funcionários, e pais, para adquirir o espaço, e assim realizar um trabalho, bem mais elaborado e possível.
 Um Grêmio que age sozinho, não funciona, mas um grêmio que sabe vender suas ideias e agregue pessoas este vai longe.

Por que o Grêmio Estudantil 

é 

O Primeiro passo para mudar o País?

No titulo desta matéria, foi utilizado a frase "Grêmio Estudantil O Primeiro passo para mudar o País ." Qual o motivo de ter escolhido este título, se eu até agora trabalhei na matéria, somente questões históricas e o que o grêmio pode fazer. 
 O Grêmio Estudantil, é o primeiro contato que o jovem tem com a política, também, a primeira vez que ele lidera e representa um grupo grande de pessoas. Eu acredito que a formação da mentalidade política e cultural é formada nesta fase de transição de criança, adolescente, para adulto. se for realizado um trabalho de formação ética, moral e de liderança com os jovens das escolas em geral de nosso país, teremos em  um futuro próximo, uma população apolitizada, que conhece seu direitos, que sabe escolher um líder, e também teremos lideres preparados socialmente e intelectualmente para nos representar. Falo com propriedade e com firmeza sobre o assunto, pois sou presidente de Grêmio Estudantil, e sei, que a formação que é passada para o jovens é pouca ou quase nada. Temos que trabalhar para mudar os preceitos e princípios da classe política brasileira. 
Como meu avô diz, é mais fácil desentortar um galho novo e verde, do que um galho velho e seco.
#FICAADICA

Postar um comentário

0 Comentários