últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Couto Pereira foi construído com dinheiro público

Frequentemente lemos em redes sociais as torcidas rivais gritando em alto e bom som que o Atlético construiu a Arena com dinheiro público.

A realidade é que o Atlético contraiu um empréstimo a longo prazo, como qualquer empresa pode fazer, dentro da legalidade, pagando os juros ofertados pela instituição.
Neste caso, podemos dizer, que o Atlético não obteve vantagens ao se beneficiar de um empréstimo, pois se o mesmo não efetuar os pagamentos dentro dos prazos estabelecidos, corre o risco de perder parte de seu patrimônio, que claro, como em qualquer empréstimo, consiste em deixar um bem em penhora para que a instituição que emprestou, tenha garantias.

Mas e o Couto Pereira? Onde o Coritiba obteve o empréstimo para sua construção?
Claro que foram nos mesmos moldes da Arena, sendo a única diferença, as instituições do governo que concederam tal privilégio ao Coritiba.

Saiba como o Coritiba obteve o empréstimo para a construção do estádio Major Antônio Couto Pereira.
Dinheiro proveniente de verba pública.

Major Antônio Couto Pereira foi quem achou o terreno do atual estádio, pago com um empréstimo de 120 contos de réis feito na Caixa Econômica Federal, com juros de 12% ao ano.

O novo estádio, denominado de Belfort Duarte, ficou pronto em 1932, e foi inaugurado no mesmo ano. O Coxa mandou seus jogos naquele estádio até 1956, quando o então presidente Arion Cornelsen anunciou que o estádio seria reformado.

Arion alegou que a torcida do Coritiba havia crescido muito na última década e que aquele era o momento certo para a ampliação do Belfort Duarte, em vista do dinheiro que o clube havia arrecadado com a Loteria Esportiva, um projeto de lei aprovado na época (PL 4387/1958) que permitia as federações e confederações esportivas a extração de verba daUNIÃO através da loteria esportiva para projetos considerados de interesse público.

Por isso digo que, para falar algo do Atlético, a torcida rival antes deve olhar para debaixo do próprio tapete.

O mesmo benefício que o Atlético teve para construção da Arena, o Coritiba também teve para construção do Couto Pereira. A grande diferença atual é que o estádio deles está em decomposição, enquanto o nosso é novinho em folha.

Blog Olho no Lance / Robson Izzy Rock

Postar um comentário

0 Comentários