últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Saliza C. Pedroso:As mudanças Base Nacional Comum Curricular e Aprendizagem como estão conectadas?

As mudanças Base Nacional Comum Curricular e Aprendizagem como estão conectadas?
Neste ano de 2017 está acontecendo muitos questionamentos sobre a nova versão da Base Nacional Comum Curricular, mas será mesmo que toda a sociedade está preocupada em atender os critérios pedagógicos  ou somente assustados com essas modificações. 
Para compreendermos as mudanças precisamos ter um olhar mais complexo e entender os  fatos históricos da Educação no Brasil. Até o hoje em nosso país não houve um segmento correto ou 100% no processo de ensino e  aprendizagem.  Surgiram diversas tendências pedagógicas, filosóficas e psicológicas. Porém qual realmente funcionou na prática? Se realizarmos uma reflexão profunda, iremos perceber que em todas houve falhas. 
Para percebemos essas contratempos ou melhor ainda as falhas, precisamos voltar um pouco na história da educação do nosso Brasil. A escola Tradicional trouxe Mobral e Analfabetismo Funcional(as pessoas não realizam a interpretação).A escola Tecnicista trouxe somente a parte técnica e esqueceu do ser pensante. A escola Nova não aconteceu o foco da maneira correta. A Construtivista deixou aberto demais o leque. A Sociointeracionista houve a mistura porém existem pontos para serem revistos e melhorados.. Resumindo não houve tendência pedagógica  perfeita.
 Porém todas elas contribuíram de certa forma para o processo de ensino e aprendizagem, as mudanças para terceira versão da Base Curricular estão perfeitas. 
A sociedade educacional necessita rever alguns tópicos ,porém os objetivos da educação que é desenvolver o fator de aprendizagem não pode se perder. Querer ensinar da mesma forma e maneira ano após ano,  chega ser surreal e até mesmo prejudicial para o pensamento critico  e a autonomia da social. Com todos os avanços científicos da ciência , principalmente no campo da  neurociência, precisamos rever sim as estratégias pedagógicas . 
Pois a aprendizagem inicia-se ainda na vida uterina no processo  de nidação (fixação da célula ovo na parede uterina), isso ocorre no máximo no sétimo dia após o ato sexual (concepção). Também é nesse período que se inicia a formação do Sistema Nervoso (responsável pela aprendizagem), na terceira semana o embrião tem por volta 1,4 mm de indício da formação Sistema nervoso, lembrando que a maioria das mulheres percebe que está grávidas somente após o atraso do ciclo menstrual esse fato acontece depois de quatro semanas. A partir dessa etapa começa o fechamento do tubo neural que no decorrer sofre dilatações e dá origem a formação do encéfalo. 
Nos dias atuais médicos obstetras passam para a mamãe tomar o ácido fólico que auxilia o fechamento do tubo neural, na prática auxilia a formação do encéfalo.
O encéfalo é um conjunto diretamente ligado ao tronco cerebral, sistema límbico, cérebro e cerebelo. 
O cérebro é o órgão mais importante para aprendizagem e também o mais bem evoluído do ser humano. Seu peso quando adulto é de 1,3 até1, 6 Kg, e nele que acontece todas as sinapses e por ele que passa todas as etapas da aprendizagem. Ele é constituído de uma massa rica de neurônios e células gliais e dividido em dois grandes hemisférios.
No processo de aprendizagem todo o SNC está envolvido, mas existem pontos fundamentais para a prática pedagógica, como os hemisférios cerebrais que está cem por cento interagindo na aprendizagem. Os hemisférios cerebrais são dois pontos telencefálicos que se desenvolveram formando assim, o Hemisfério Esquerdo e o Direito. Hemisfério Esquerdo está relacionado: cálculos matemáticos, fala escrita, compreensão linguística, relações espaciais qualitativas, leitura e a identificação de objetos, pessoas e animais. Hemisfério Direito e suas funções: compreensão da gramática normativa, reconhecimentos de categorias de objetos e pessoas, prosódia (pronuncia regular das palavras) e compreensão musical. Apesar das nomeações existem várias conexões entre os dois, principalmente de punho pedagógico, exemplo: a linguagem. 
Cerebelo: é responsável pelo equilíbrio, postura, coordenação motora, tônus muscular. Ele que é responsável pela escrita, e pode ser três partes: arquicerebelo corresponde ao equilíbrio e os movimentos dos olhos, o paleocerebelo é o tônus muscular, e o neocerebelo que representa o movimento fino e assimétrico. 
É importante refletir sobre as mudanças do base curricular no Brasil, porque aprender é algo fantástico  e transformador.

Por:

Saliza Costa Pedroso
Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Faculdade Doutor Leocádio José Correia (2008). Tem 13 anos  de experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem Pós -Graduação Lato Sensu, Especialização em Neuropsicologia e Aprendizagem.
Diversos cursos de extensão na área da Educação, cursando Psicopedagogia Clinica e Institucioanal
http://professorasaliza.blogspot.com.br
Alguns artigos publicados no Portal da Educação entre eles: https://www.portaleducacao.com.br http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/59232/conhecendo-um-pouco-do-tda-h-transtorno-de-deficit-de-atencao-e-hiperatividade.

Postar um comentário

0 Comentários