últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Polícia Militar forma 50 alunos do Curso de Formação de Soldados durante eventos em Curitiba e Maringá


Polícia Militar forma 50 alunos do Curso de Formação de Soldados durante eventos em Curitiba e Maringá

A Polícia Militar do Paraná, por meio da sua Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), formou 25 alunos do Curso de Formação de Soldados (CFSd) 2017/2018 da 1ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (1ª EsFaep) da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (27/03) na APMG em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Na sexta-feira (23/03) outros 25 policiais militares já haviam sido entregues à sociedade durante uma cerimônia na 2ª EsFaep em Maringá.

Segundo o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias, a entrada de novos soldados na corporação representa a renovação no quadro do efetivo. “É a certeza de prosperidade da instituição. São militares estaduais que foram formados dentro dos preceitos de Polícia Comunitária e de dedicação para servir a nossa população. Esperamos que eles [soldados] levem para o seio da sociedade todos os ensinamentos que foram ministrados aqui dentro da APMG e também na 2ª EsFaep”, destacou.

Para o Diretor da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) e Comandante da APMG, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro, é uma grande satisfação entregar para a sociedade mais soldados. “Esse é um trabalho de dois anos após a inclusão de 4 mil militares estaduais. Neste grupo estão os últimos remanescentes por alguns processos seletivos e alguns por ordem judicial”, explica.


Durante o evento as madrinhas e os padrinhos dos formandos fizeram a entrega da divisa aos novos soldados. Em seguida o paraninfo da turma, sargento Renato César Ferreira, o tenente-coronel Monteiro, o major Rodrigo de Mauro e a tenente Ronize Stein Piancini Martins receberam uma homenagem dos formandos. 

Os três primeiros colocados no CFSd 2017/2018 também receberam uma homenagem. Em primeiro lugar ficou o soldado Everton Luis de Deus Gaudêncio, em segundo a soldado Ana Carolina Machado Ribeiro e em terceiro a soldado Jéssica Grazielli Messa. Os novos soldados da corporação fizeram o juramento regulamentar à bandeira nacional, desfilaram e encerraram o evento com o tradicional fora de forma.

Participaram do evento o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; Diretor da DEP e Comandante da APMG, tenente-coronel Mauro Celso Monteiro; o Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante da 1ª Esfaep, major Rodrigo de Mauro, outros oficiais e praças da corporação, convidados e familiares dos formandos.

CFSD 2017/2018 – Os alunos iniciaram as atividades em maio de 2017 e encerraram nesta data, totalizando 1,5 mil horas/aula. Dentre as matérias eles tiveram aulas de Deontologia Policial Militar; Legislação Especial e Institucional; Metodologia Científica; Noções de Direito Constitucional e Civil; Polícia Comunitária; Atendimento Pré-hospitalar; Defesa Pessoal; Legislação e Policiamento de Trânsito Urbano e Rodoviário; Marketing Aplicado à Atividade Policial Militar; Prevenção a Incêndios e Desastres; Táticas para Confrontos Armados; Trabalho Comunitário; Direitos Humanos e Cidadania; Direção Defensiva e Evasiva e o Exercício Operacional Estágio Supervisionado.

De acordo com o tenente-coronel Monteiro, durante o curso os soldados tiveram a oportunidade de adquirir experiência profissional alinhada à teoria. “Todo o aprendizado faz com que o militar estadual esteja cada vez mais qualificado para o enfrentamento da criminalidade, atuando sempre em prol da sociedade”, acrescenta.

2ª EsFaep – Na sexta-feira (23/03) a 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (2ª EsFaep) já havia formado 25 soldados durante uma solenidade em Maringá (PR), no Norte do estado.

Postar um comentário

0 Comentários