últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Mutirão de Atendimento Odontológico acontece neste sábado, 24



Evento será realizado das 8 às 14h, nas Unidades de Saúde Liberdade, Atuba, Fátima, Jardim Guilhermina, Jardim Osasco e Moinho Velho


Como parte das atividades programadas para a Campanha do Novembro Azul, a Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde, realiza neste sábado, dia 24, o Mutirão de Atendimento Odontológico. A ação acontece das 8h às 14h nas Unidades de Saúde Liberdade, Atuba, Fátima, Jardim Guilhermina, Jardim Osasco e Moinho Velho.
“Nosso principal objetivo é alertar aos homens quanto a importância dos cuidados com a saúde bucal. Por isso, queremos disponibilizar um dia especial de atendimento para aqueles que, devido a outros compromissos, acabam por não ir ao dentista”, destacou o secretário da Saúde, Antoninho Barth.
Dentre os procedimentos, serão realizadas restaurações, tratamentos gengivais, exodontias, exame bucal e orientações quanto aos hábitos nocivos e ao câncer de boca, e instruções sobre a forma correta de higiene dental. Além disso, haverá também a distribuição de Kits de prevenção à saúde bucal. Parte dos agendamentos – para hipertensos e diabéticos – serão realizados de modo prévio, diretamente nas UBS, mas também serão disponibilizadas vagas no dia do evento. Ainda que a ação tenha o foco em homens, mulheres e crianças poderão receber atendimento.
O diretor técnico da odontologia, Adir Gaio Tomaz Filho, ressalta a importância do cuidado com a saúde bucal. “A boca faz parte do corpo e não pode ser tratada isoladamente. Precisamos nos conscientizar de que, além dos dentes, língua e gengivas, existem na boca bilhões de bactérias. Mal cuidada, ela é a porta de entrada para muitos problemas sistêmicos e, muitas vezes, nem nos damos conta disso. Hábitos nocivos, associados à falta de cuidados, podem, até mesmo, levar ao aparecimento do câncer de boca”.
Centro de Especialidades Odontológicas (CEO)
Atualmente, a cidade de Colombo conta com um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) em que oito Cirurgiões Dentistas atuam em atendimentos de especialidades como: endodontia (tratamento de canal), radiologia, periodontia (tratamento da gengiva e estruturas de suporte dental), cirurgia bucomaxilofacial (extrações de siso e pequenas cirurgias), estomatologia (biópsia bucal) e atendimentos a pacientes com necessidades especiais. Este serviço contempla uma média de 350 atendimentos e 750 procedimentos mensais. Além disso, o município conta com 36 profissionais cirurgiões dentistas nas Unidades de Saúde, realizando cerca de 2.500 consultas e 6.500 procedimentos ao mês.
Os agendamentos e atendimentos são realizados todos os dias nas UBS que oferecem o serviço. As consultas eletivas são selecionadas no acolhimento diário e ordenadas de acordo com o grau de risco. Ao todo, são ofertadas, diariamente, seis consultas por período e por cirurgião dentista de cada Unidade, além de eventuais emergências. Das seis vagas disponíveis, duas são destinadas a pacientes pertencentes a grupos prioritários, como crianças de 0 a 5 anos, idosos, hipertensos, gestantes, diabéticos e pessoas com deficiência física.
Serviço:
Mutirão de Atendimento Odontológico
Data: Sábado, dia 24
Horário: das 8h às 14h
Endereços:
UBS Liberdade: Rua Narciso Negrão, s/n
UBS Atuba: Travessa Ludovico Klindinger, 150
UBS Fátima: Travessa Ana Neri, 61
UBS Jardim Guilhermina: Rua Antonio Severino das Neves, 299
UBS Jardim Osasco: Rua Prefeito Pio Alberti, 1053
UBS Moinho Velho: Rua Rio Capivari, 37

Postar um comentário

0 Comentários