últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Cientistas confirmam ondas gravitacionais previstas por Einstein

Representação da colisão entre dois buracos negros
Cientistas do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser (LIGO, na sigla em inglês) anunciaram nesta quinta-feira, dia 11, que as ondas gravitacionais previstas pela Teoria da Relatividade Geral, de Einstein, foram detectadas pela primeira vez.

Durante mais de 50 anos, pesquisadores tentaram registrar essas ondas sem sucesso. "Detectamos ondas gravitacionais. Conseguimos", disse David Reitze, diretor executivo do LIGO, durante a coletiva de imprensa realizada em Washington, nos Estados Unidos.

"Nossa observação das ondas gravitacionais cumpre um ambicioso objetivo estabelecido há cinco décadas para detectar de maneira direta este fenômeno e entender melhor o Universo. Além disso, completamos o legado de Einstein no centenário de sua Teoria da Relatividade Geral", afirmou Reitze.

A detecção das ondas gravitacionais era a última previsão que restava ser comprovada das teorias de Albert Einstein. Para o físico Stephen Hawking, a descoberta abre a porta para "uma nova forma de olhar o universo".

"A capacidade de detectá-las tem o potencial de revolucionar a astronomia", afirmou à BBC o teórico de 74 anos, especialista no campo dos buracos negros.

Por Alisson Schneider

Postar um comentário

0 Comentários