últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Começa hoje a campanha de Vacinação contra a Influenza



O objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários; o Dia D vacinação acontece no dia 04 de maio nas Unidades de Saúde



Neste mês de abril inicia a 21ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2019. De 10 a 19 de abril, a vacinação é destinada para o grupo de crianças menores de 6 anos, gestantes e puérperas. A partir do dia 22 de abril, a campanha se estenderá para os demais grupos prioritários.

O objetivo da ação é buscar minimizar os danos decorrente das infecções causadas pelo vírus da influenza – doença respiratória infecciosa de origem viral. Evitando assim, internações e mortalidade, principalmente nas pessoas mais vulneráveis.

“É importante que a população esteja atenta as datas da campanha e procurem a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa para receber a vacina”, disse o secretário de Saúde Dr. Antoninho Barth. Ele ressaltou ainda que crianças que estiverem com febre acima de 38°C e pessoas com histórico de reação anafilática relacionada ao ovo e seus derivados não poderão receber a vacina.

A meta para este ano é imunizar cerca de 90% dos colombenses de cada grupo prioritário. Nesta campanha, também serão disponibilizadas as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para atualização da Caderneta de Vacinação da criança e da gestante.

Lembrando que podem ser vacinadas pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Dia “D” Vacinação

As vacinações seguem até o dia 31 de maio e, no dia 04 de maio, será realizado o Dia D de Vacinação, com a mobilização nacional das Unidades de Saúde que estarão atendendo a população oferecendo a vacina contra a gripe.

“Vamos disponibilizar equipes preparadas para atender estes pacientes e contamos com a participação da população para atingir a meta. Os profissionais também estarão à disposição para oferecer orientações específicas sobre a vacina”, ressaltou Barth.

Entre as formas de prevenção da Influenza estão: a adoção de boas práticas de higiene, como por exemplo, lavar as mãos com frequência com água e sabão, evitar tocar os olhos boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrir a boca e o nariz, com lenço descartável ao tossir e espirrar. Também é importante manter os ambientes sempre arejados e ventilados.

Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
FACEBOOK: facebook.com/pmdecolombo
INSTAGRAM: @colombopmc

Postar um comentário

0 Comentários