últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Vereadores participam de reunião com a Comec sobre o transporte coletivo do município

Reivindicações de melhorias no transporte coletivo no município de Colombo foram a pauta da reunião realizada na sede da Comec em Curitiba


Na tarde desta última quarta-feira (13/11), os vereadores colombenses participaram de uma reunião na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Na ocasião, estiveram em pauta as reivindicações de melhorias feitas pela população referente ao transporte coletivo no município de Colombo.

Durante a reunião, os vereadores apresentaram os seus apontamentos e questionamentos. O vereador Gilgera (PSDB) solicitou que a COMEC faça um estudo para a implantação de nova linha de ônibus para interligar o Terminal do Guaraituba ao Terminal do Santa Cândida. O vereador Anderson Prego (PT) sugeriu a sincronização de horários das linhas da capital com os horários dos alimentadores que circulam nos bairros. Já o vereador Angelo Betinardi (PTC) reforçou a necessidade da construção de uma ponte entre os bairros Vila Aurora e Jardim das Graças. Betinardi também sugeriu a pavimentação asfáltica para interligar o bairro Jardim das Graças até a Estrada da Ribeira. Essas obras irão facilitar o transporte coletivo nessa região. O vereador Baggio destacou a necessidade de um estudo para verificar os horários estratégicos em que a população idosa da zona rural e do bairro Sede mais utilizam as linhas Sede/Roça e Roça Grande/Guadalupe possam ir até o centro de Curitiba sem a baldeação no Terminal do Roça Grande.

O presidente da Comec ressaltou a importância das ações que estão sendo realizadas pelo órgão com impacto no município de Colombo e parabenizou a iniciativa dos vereadores colombenses. “Conforme a Constituição Federal, o transporte coletivo é um direito básico do cidadão assim como a saúde, a segurança e a educação. O transporte é muito importante, pois ele contribui para o desenvolvimento socioeconômico de uma cidade ou região. Cada vez precisamos olhar o transporte coletivo como prioridade pelo fato que as pessoas que mais utilizam o transporte são aquelas que mais precisam. Qualquer alteração que se faz tem um impacto no sistema e gera um custo. Temos procurado dar um olhar diferenciado para avançarmos”, destacou.

Os vereadores foram unânimes em afirmar que a reunião foi bastante produtiva. “Apresentamos várias sugestões para melhorar o atendimento do transporte coletivo em nossa cidade e que ofereçam conforto aos passageiros. Fui in loco acompanhar as reivindicações feitas pela população”, disse o vereador Gilgera. “São várias as demandas que envolvem melhorias no transporte coletivo em nossa cidade. A questão de sincronizar os ônibus que vem de Curitiba o máximo que puder com os alimentadores, irá trazer mais comodidade aos passageiros. Em algumas linhas, o alimentador sai de três a cinco minutos antes da linha que vem de Curitiba trazendo os trabalhadores”, frisou o vereador Prego.

Participaram da reunião o presidente da Comec – Gilson de Jesus dos Santos, o diretor de transportes – Wilianson Alves Correa e os vereadores Anderson Prego (PT), Angelo Betinardi (PTC), Baggio (PTC), Gilgera (PSDB), Pelé (PSDB) e o assessor parlamentar do presidente do Legislativo - vereador Vagner Brandão (PTC) - Gesione Carlos Pego.

Novos ônibus para Colombo – Em janeiro de 2020 serão entregues mais quatros novos ônibus para atender o trajeto Colombo – Curitiba, em parceria com a Viação Santo Ângelo. Esses ônibus são do modelo multimodal, capaz de operar linhas comuns, com embarque convencional pelo lado direito, e linhas do tipo Ligeirinho, com embarque em nível em estações-tubo ou plataformas nos terminais. Essa inovação permitirá que o ônibus atenda quase todas as linhas da rede de transporte, reduzindo a frota reserva de ônibus e, consequentemente, o custo da operação, visto que a frota reserva também é considerada no cálculo tarifário.

Confira abaixo as fotos da reunião:

Postar um comentário

0 Comentários