últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Saúde mapeia o perfil de casos de Covid-19 em Colombo

A avaliação epidemiológica mostra que 62% dos pacientes suspeitos de COVID-19 são mulheres e 38% são homens


Para elaborar estratégias de combate e prevenção do novo Coronavírus – COVID-19 – a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde fez um mapeamento dos casos positivos e suspeitos da doença entre os dias 22 de março a 19 de junho.

No último boletim divulgado nesta segunda-feira, 22, o departamento de Epidemiologia e Promoção à Saúde do município, confirmou mais 33 casos positivos do novo Coronavírus, totalizando 199 – sendo que desse total, 141 já estão recuperados e 55 em tratamento.

O município tem até o momento três óbitos confirmados, sendo o terceiro um homem, de 68 anos, do bairro Monte Castelo. Existem ainda outros dois casos de falecimentos, onde o município segue aguardando o recebimento das declarações de óbito para confirmação oficial, para que dessa forma possa constar no boletim.

Vale lembrar, que a Prefeitura Municipal divulga diariamente o boletim sobre a doença oferecendo transparência aos colombenses sobre o atual cenário da pandemia.

Perfil dos pacientes

A avaliação epidemiológica mostra que 62% dos pacientes suspeitos de COVID-19 – são mulheres e 38% são homens. Já a concentração de casos positivos de Coronavírus segue no bairro Santa Tereza com 18 casos confirmados e 54 suspeitos. O segundo é o Osasco com 14 pacientes positivos e 43 suspeitos e o Jardim Cristina com 13 pessoas com a doença e 45 suspeitas.

“Apesar da doença trazer mais riscos aos idosos, a faixa etária com maior incidência dentro da nossa cidade é de jovens e adultos. Por isso, reforçamos a necessidade do distanciamento social e os hábitos de higiene”, disse o Secretário da pasta, Dr. Antoninho Barth.

Ainda segundo o detalhamento do perfil dos pacientes que testaram positivo há 99 pessoas entre 30 e 59 anos de idade; 32 casos de pacientes a partir de 60 anos; 32 casos entre 10 e 29 anos e 3 de zero a 9 anos.

Já os casos suspeitos apontam que 399 casos de pessoas entre 30 a 59 anos; 193 casos de pacientes com mais de 60 anos; 161 casos entre 10 a 29 anos e 63 casos de pacientes de zero a 9 anos.

Atendimento as Unidades Básica de Saúde

Já as Unidades Básicas de Saúde com mais casos registrados de positivos da doença, no município, estão:18 casos na UBS Santa Tereza; 14 na UBS Osasco; 13 na UBS Jardim Cristina; 12 na UBS Moinho Velho; 11 UBS Maracanã; 10 na UBS Guaraituba; 10 na UBS Sede; 8 na UBS Liberdade; 7 na UBS CAIC; 7 na UBS Atuba; 7 na UBS Monte Castelo; 7 na UBS São Domingos; 6 na UBS Alexandre Nadolny; 5 da UBS São Dimas; 4 na UBS Jardim Paraná; 3 na UBS Fátima; 3 de outros municípios; 3 na UBS Jardim das Graças; 3 na UBS Mauá; 2 na UBS César Augusto; 2 na UBS São Gabriel; 2 na UBS Belo Rincão; 2 na UBS Capivari; 1 na UBS São José e 1 na UBS Bacaetava.

A partir deste momento, como já houve transmissão comunitária no Brasil, onde não há como investigar a origem da contaminação, o distanciamento social é muito importante. Por isso, a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde reforça para que quem puder, fique em casa, e só saia em casos de necessidade, preferencialmente os grupos de risco.

Para quem precisar sair, mantenha uma rotina de higiene e limpeza, durante o trabalho, observe o distanciamento social de 1,5 metro e use máscara o tempo todo.

Serviço:

Como prevenir o contágio:

– Lave bem as mãos com água e sabão ou use álcool em gel

– Cubra o nariz e a boca ao espirrar e tossir

– Mantenha os ambientes bem ventilados

– Não compartilhe objetos pessoais

– Use máscara

Sintomas:

Tosse

Febre

Coriza

Dificuldade para respirar

Perda do olfato e paladar

Dúvidas e Orientações COVID-19 em casos de sintomas:

Secretaria Municipal de Saúde – 0800-643 2250

Secretária de Saúde do Estado – 0800 644 4414



Mais informações sobre o trabalho da prefeitura em:
INSTAGRAM: @colombopmc
Foto: Marcio Fausto/ PMC

Postar um comentário

0 Comentários