últimas notícias

6/recent/ticker-posts

PRIMEIRO CASO DE REINFECÇÃO PELO CORONAVÍRUS NO MUNDO É CONFIRMADO

O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no mundo foi confirmado nesta segunda-feira

Foto: Agência Brasil 

O primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no mundo foi confirmado nesta segunda-feira (24). Cientistas da Universidade de Hong Kong disseram que um paciente “saudável e jovem” foi novamente infectado quatro meses e meio após testar positivo para a Covid-19 pela primeira vez.

Os pesquisadores testaram o código genético do vírus e afirmaram ter encontrado sequências virais diferentes na primeira e segunda infecção, o que os convenceu de que o paciente, um homem de 33 anos, foi contaminado duas vezes.

Em comunicado, os cientistas afirmam que a segunda infecção foi causada por um novo vírus que o jovem adquiriu recentemente. Isto é, ele já havia se livrado da carga viral adquirida na primeira vez em que se infectou e teve testou positivo novamente após ter mais contato recente com o Sars-CoV-2.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz que “é possível” que seja um caso de reinfecção. “O que entendemos é que pode ser um caso de reinfecção. É possível”, afirmou a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove. Segundo a profissional, foram descobertas 24 partes de código genético diferentes das detectadas na primeira infecção.

Maria van Kerkhove ressalta que todos que são infectados pelo novo coronavírus desenvolvem algum nível de imunidade. O que não se sabe é quão protetor é cada nível e por quanto tempo ele dura no corpo humano.

REINFECÇÃO PELO NOVO CORONAVÍRUS NO BRASIL

O Brasil também investiga um caso de reinfecção. Uma técnica em enfermagem de 24 anos voltou a apresentar sintomas da Covid-19 pouco mais de um mês após ter testado positivo em um exame RT-PCR, que identificou o Sars-Cov-2 no seu organismo em 13 de maio e, depois, em 27 de junho.

A informação foi confirmada pelo Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, por meio de estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, que afirma que “a reinfecção e o adoecimento em mais de uma ocasião são eventos possíveis”.

Conteúdo Ric Mais

Postar um comentário

0 Comentários