últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Sanepar suspende Rodizio neste fim de ano em Curitiba e Região Metropolitana




A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) suspende o rodízio no abastecimento de água em Curitiba e Região Metropolitana a partir de hoje (22) até 03 de janeiro de 2021. A suspensão foi possível graças à combinação das chuvas do final de novembro e início de dezembro e da prática do uso econômico da água pela população, atendendo à campanha META20. Com isso, o nível das barragens aumentou permitindo um fôlego neste período.

“Nós analisamos o impacto da medida e ajustamos a operação por ser este um momento sensível de partilha e confraternização entre as famílias”, diz o diretor-presidente da Sanepar Claudio Stabile.

Stabile reforça para que a população continue com a redução do consumo. “É importante que a população não mude os hábitos já incorporados de economia”, diz. Historicamente, há um aumento de consumo de cerca de 5% neste período de festas. Isto significa um consumo a mais de 400 litros de água por segundo, o suficiente para atender uma cidade com aproximadamente 150 mil pessoas.

Nesta terça-feira (22) o nível dos reservatórios do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC) de Curitiba e Região Metropolitana está em 40,86%. A última vez que o nível das barragens chegou a este patamar foi em maio deste ano. Nos primeiros 15 dias de dezembro o acumulado de chuva foi de 160,6 milímetros.

Desde o início do rodízio a empresa já promoveu mais de 20 ações complementares em busca de novas fontes de abastecimento. Isto promoveu um incremento de quatro bilhões de litros de água ao Sistema de Abastecimento de Curitiba e Região Metropolitana.

A suspensão do rodízio não contempla alguns bairros de Almirante Tamandaré, Colombo, Quatro Barras, Tijucas do Sul e Bocaíuva do Sul, que não fazem parte do Sistema de Abastecimento Integrado (SAIC). Nestas cidades a captação de água é feita por meio de poços e neste caso as chuvas não alteraram a disponibilidade de água.


Postar um comentário

0 Comentários