últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Governo do Paraná quer sistema elétrico de transporte ligando Colombo a Fazenda Rio Grande

Estado articula integrar novos modais ao sistema de transporte público como veículos elétricos.




Representantes da empresa chinesa BYD (Build YourDreams), fabricante de veículos elétricos com zero emissão de poluentes estiveram reunidos esta semana com o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior. Na reunião foram discutidas soluções de mobilidade para os grandes municípios do estado e Colombo está entre elas.

A proposta do Estado é implementar ao sistema integrado de transporte público novos modais para o transporte coletivo, incluindo veículos mais eficientes, modernos e que gerem menos poluentes ao meio ambiente.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou que o sistema de transporte da capital e região metropolitana é reconhecido mundialmente por sua eficiência, mas o modelo hoje não atende à demanda atual. “Queremos construir juntos uma solução para modernizar esse sistema, aproveitando os traçados já existentes para incluir outros modais, como VLT e o monotrilho”.

Sistema em Colombo

Para a Região Metropolitana de Curitiba, o Governo do Estado articula em conjunto com os prefeitos das cidades que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano a possibilidade de implantação de um modelo de transporte com veículos elétricos através da Linha Verde, contemplando os municípios com maior fluxo de usuários do transporte coletivo como o município de Colombo.

A empresa BYD já atua em território nacional, tendo início de suas operações nos sistemas de monotrilho e de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) em Salvador, e também possui projetos em São José dos Campos e em uma da linha do metrô de São Paulo.

Deslocamento diário

Segundo a URBS, diariamente durante os dias de semana, cerca de 1,5 milhão de pessoas se deslocam de ônibus diariamente da região metropolitana até a Grande Curitiba.

Além de Colombo, o novo sistema interligaria cidades como: Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Campina Grande do Sul.

Foto: José Fernando Ogura/AEN

Postar um comentário

0 Comentários