últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Greca erra: Filas e aglomerações para aplicar a vacina podem contaminar muitos profissionais

Profissionais de saúde fazem fila para receber vacina contra a Covid-19 em Curitiba o que pode contaminar os profissionais antes mesmo da imunização.

Foto: Reprodução Twitter 


Profissionais de saúde enfrentam fila desde a manhã desta quinta-feira (28) para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Pavilhão do Parque Barigui, em Curitiba. No local, o atendimento acontece entre 8h e 20h. A vacinação contra a Covid-19 na capital paranaense começou no dia 20 de janeiro. Os profissionais de saúde começaram a ser imunizados no pavilhão na segunda-feira (25).

Segundo profissionais da saúde da linha de frente, eles receberam orientação dos hospitais em que trabalham para irem até o pavilhão, mesmo sem agendamento, para receber a vacina. O que gerou grande aglomeração e risco de contágio. Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde disse que "fez contato com alguns hospitais da cidade e orientou o encaminhamento escalonado das equipes para o pavilhão".

Segundo a secretaria, a medida foi tomada após mais de 50% dos profissionais da saúde não comparecerem aos agendamentos para tomar vacina na quarta-feira (27). Mais cedo, a pasta havia alegado uma instabilidade no sistema de agendamento.

O protocolo de vacinação da prefeitura foi alvo de críticas de diversos médicos e profissionais da saúde, que questionaram o modelo escolhido pela prefeitura de fazer as imunizações via agendamento online e também para receber a imunização no pavilhão do Parque Barigui concentrando toda a população em um único local. O ideal, segundo eles, seria receber a imunização no local de trabalho para não prejudicar o atendimento aos pacientes durante os plantões, já que as equipes estão reduzidas. A expectativa da administração municipal é vacinar 12 mil profissionais em Curitiba. Até segunda-feira (25), 4.563 pessoas tinham sido vacinadas contra a Covid-19 na capital.

Entre o grupo prioritário estão profissionais da saúde, além de moradores e funcionários de instituições de longa permanência.

Postar um comentário

0 Comentários