últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Colombo inaugura Casa Encantada




A Biblioteca Ecológica Infantil Casa Encantada é um projeto do Departamento de Cultura em parceria com o Instituto Federal Câmpus Colombo. Este novo equipamento cultural foi criado com o objetivo de conscientizar as crianças sobre a importância da literatura e da preservação da natureza, por meio de atividades práticas como oficinas de arte ecológica, passeios na trilha local, contação de histórias entre outras.

Em meio ao cenário pandêmico, a Casa Encantada vai começar suas atividades de forma digital postando os vídeos das contações de histórias e propostas de atividades no canal do Youtube “Departamento de Cultural de Colombo”. Segundo a responsável pela Casa Encantada e uma das idealizadoras do projeto, Andreia Fernandes de Lima, a ideia inicial é que esses vídeos sejam enviados para os Cmeis e para as Escolas Municipais, juntamente com sugestões de atividades relacionadas ao tema da história contada e assim que possível iniciarão as visitas dos alunos.

A Casa Ecológica será o palco de muitos personagens, como a Fada Encantada das Araucárias, que mora no local e receberá outros convidados que também contarão histórias. Ao entrar é possível ver o quarto da fada, a cozinha, a sala e vários elementos cênicos confeccionados pelo próprio grupo.

A diretora do Departamento de Cultura, Marinei Vidolinfalou sobre o objetivo do projeto. “Ler ou ouvir histórias estimula a criatividade, a memória, melhora a comunicação e desenvolve funções cognitivas em qualquer idade. A Casa Encantada tem como missão principal ajudar os professores a estimular a leitura e proporcionar uma experiência que ajude os alunos a levar o amor pelos livros nas fases que virão.”

No canal já estão disponíveis alguns vídeos publicados sobre o local, contações de histórias como a fábula “A Fruta Amarela”, encenada por Luz Medeiros, de forma lúdica abordando os problemas da seca na floresta, como os animais vivem e com as mudanças climáticas os afetam e 3 vídeos da oficina de origami.

Vale a pena conferir e mostrar para a criançada.

Funcionamento:

A dinâmica das atividades presenciais foram idealizadas em três etapas: o passeio pela trilha, contação de história e as atividades práticas.

O espaço conta com biblioteca infantil. O ambiente tem um espaço com mesas e cadeiras para leitura dos livros e realização de atividades.

Neste primeiro momento, o contato para conhecer a Casa Encantada será feito pela própria equipe, a fim de que as atividades sejam feitas de acordo com a idade e escolaridade dos visitantes.



Fotos: Daiana Nodari/PMC

Postar um comentário

0 Comentários