últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Colombo precisa que a antiga Santa Casa reabra urgentemente para ter leitos SUS



Em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), mais de 20 mil pessoas já foram diagnosticadas com o novo coronavírus e 577 já morreram por complicações decorrentes da doença, segundo dados oficiais da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgados na última segunda-feira (7). E segundo a própria prefeitura de Colombo, no dia (7) a taxa de ocupação dos leitos da UPA ?Maracanã estava em 93.1%.

Os números apontam que o município tem o terceiro maior número de casos da Região Metropolitana, ficando atrás apenas de São José dos Pinhais (24.617) e Araucária (22.589), e tem o segundo maior número de mortes, atrás apenas de São José dos Pinhais (738) o que preocupa pois diferente das cidades, citadas Colombo não conta com nenhum hospital..

Mesmo com um grande número de casos e mortes, desde o início da pandemia, o município conta apenas com a Unidade de Pronto-Atendimento do Maracanã (UPA Maracanã), para atender pacientes com Covid-19. O município até tem um hospital que foi desativado em 2017 devido a uma serie de escândalos de desvio de dinheiro e não prestação de contas. Em dezembro de 2020, a Santa Casa de Colombo, único hospital do município, foi arrematado em leilão por um consórcio de hospitais pelo valor de mais de R$ 9 milhões. No entanto, o hospital que agora se chamará Hospital São Rafael Arcanjo, ainda não foi reinaugurado, o grupo chegou a anunciar sua possível reabertura, porém o processo não avançou.

A expectativa é que ele disponibilize cerca de 50 leitos para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O prazo para reabertura do hospital, estipulada no edital do leilão, era de 180 dias, ou seja 6 meses, levando em conta que o leilão ocorreu em dezembro o hospital já deveria estar iniciando suas atividades.

Postar um comentário

0 Comentários