últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Vereadores de Colombo realizam audiência publica sobre câncer de mama


 A audiência pública trouxe ao Plenário da Casa de Leis diversos representantes da área da saúde, que contribuíram com suas experiências, informações e dados a favor da prevenção do câncer de mama, ressaltando a importância dos exames periódicos específicos para diagnóstico e tratamento. O evento contou ainda com depoimentos, orientações e dicas de prevenção ao câncer.

A Comissão de Educação, Saúde e Bem-Estar Social promoveu audiência pública para dar visibilidade ao Movimento Outubro Rosa com a temática: “Prevenção, Rastreamento, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama” na tarde desta quinta-feira (21), no Plenário Presidente Tancredo de Almeida Neves, na Câmara Municipal de Colombo. O evento foi realizado presencialmente e transmitido pelo YouTube da Casa Legislativa.

A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo vereador Professor Roger (REPUBLICANOS), que presidiu a audiência; pela secretária Municipal de Saúde – Marilda França Gimenes Zanoni; pela secretária Municipal de Assistência Social – Elis Lazarotto; pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde – Dr. Diogo Vasconcelos; pelo diretor da Opportuna Consilio (Empresa Especializada em Gestão da Saúde Pública) – Marco Figueiredo; pelo diretor adjunto do Sindicato dos Médicos do Paraná – Dr. Wagner Sabino e pela presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CODIM) – Adriana Maria Matias.

A audiência pública trouxe ao Plenário da Casa de Leis, diversos representantes de várias entidades, profissionais da área da saúde, mulheres que enfrentaram o câncer de mama, contribuíram com suas experiências, informações e dados científicos a favor da prevenção do câncer de mama, trouxeram esclarecimentos ressaltando a importância dos exames periódicos específicos para diagnóstico e tratamento da doença.

O presidente da Comissão de Educação, Saúde e Bem-Estar Social destacou a importância do debate. “Devido à relevância do tema, aproveitamos a ocasião do Outubro Rosa para realizarmos essa audiência pública. Para que haja transparência e que a comunidade seja de fato atendida naquilo que necessita, é preciso que mantenhamos sempre esse espaço de diálogo aberto. Se nós estamos aqui é para buscarmos ações, parcerias, levantar dados para que possamos garantir uma melhor qualidade de vida e bem-estar para a mulher colombense”, destacou o vereador Professor Roger.

O diretor da Opportuna Consilio, Marco Figueiredo, participou como convidado e abriu o grupo de apresentações sobre o câncer de mama apontando dados relevantes. “É um assunto de extrema importância. A prevenção é o ponto de partida para todas as doenças. Entre a faixa etária dos 50 aos 69 anos está o maior número de mortes de mulheres com câncer de mama. Até o momento, em Colombo foram 16 óbitos. Com a pandemia, o número de exames preventivos e consultas para rastreamento da doença foram reduzidos”, afirmou o diretor.

A secretária de Assistência Social, Elis Lazarotto falou da importância do debate sobre o tema. “É um mês extremamente importante. Devemos lembrar o quão importante é esse momento para a nossa vida. Quero parabenizar a nossa secretária Marilda pelas ações que vem desenvolvendo durante esse mês em relação a saúde da mulher. É importante desenvolvermos políticas públicas para a saúde de toda a nossa população. Esse momento serve para ouvirmos, nos atualizarmos e fazermos um momento de reflexão. Devemos nos perguntar: Que tipo de vida estamos levando? O que estamos fazendo com o nosso corpo? Fica o nosso alerta. Muitas coisas podem ser evitadas se tivéssemos mais cuidados com o nosso corpo. Temos que fazer a nossa parte de prevenção que faz toda a diferença”, alertou. 

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos, mesmo que não apresentem sintomas da doença. Foi através de uma campanha de conscientização do Outubro Rosa que, em 2019, a vice-presidente da CMC, vereadora Dolíria Strapasson (PSD), descobriu que estava com câncer. “Descobri a doença quando ela estava bem no início, a tempo ainda de não ter um tratamento mais agressivo, por conta de o diagnóstico ter saído de um exame preventivo. Fiz a cirurgia, mas não precisei fazer quimioterapia ou radioterapia. Até hoje, faço o acompanhamento e os exames. Quero enfatizar que o câncer não aparece apenas no Outubro Rosa, temos que nos cuidar o ano todo. Às vezes falamos em prevenção, mas esquecemos da necessidade de suporte, de apoio e de ações efetivas”, contou Dolíria, dizendo que a fé e a ajuda familiar e dos amigos lhe ajudaram a superar o momento difícil que passou.

A secretária da Saúde, Marilda França Gimenes Zanoni, disse que a atual gestão está preocupada com a saúde da população, principalmente a saúde da mulher. “Nós atuamos na saúde pública. A atenção básica é a prevenção. Estamos de olho na saúde da nossa população o ano todo. Os cuidados devem ser realizados sempre. Nesse mês de outubro, fizemos em todas as unidades de saúde, já conseguimos coletar 5.944 exames de Papa Nicolau. É um número expressivo. Até o momento, fizemos 1.286 solicitações de mamografias. Nem todas as mulheres ainda fizeram o exame, mas já estão agendados. Todos os meses, temos ofertas desses exames que podem ser feitos a qualquer momento. Essa doença não atinge somente as mulheres preconizadas pelo Ministério da Saúde, atinge mulheres de todas as idades. A prevenção ainda é o melhor caminho para combater tanto uma doença”.

O mesmo pedido de prevenção foi acompanhado pela diretora de Saúde Bucal, Dra. Miriam Appel Martins. Ela enfatizou a necessidade de tratar o câncer o quanto antes, não apenas quando o diagnóstico é grave. Segundo a médica, o câncer foi uma experiência transformadora que a proporcionou ver a vida de outra forma. Hoje, Miriam relata a conscientização que a doença lhe trouxe por conta do diagnóstico precoce.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde – Dr. Diogo Vasconcelos salientou a importância do acolhimento e de medidas preventivas para diminuir os índices de casos são imprescindíveis. “A mulher é muito presente em questões de saúde. O acolhimento das pessoas faz toda a diferença em momentos de tratamento. Isso é fundamental. Em 2019, nosso município teve 34 óbitos em neoplasias. Qualquer vida importa para nós. Nossa meta é zero. Podemos chegar perto disso através da educação, saúde e bem-estar social. Quero deixar esse recado. Metas difíceis, situações que passam pelo imponderável, elas têm chance de ser superadas somente com a intersetorialidade, com união. Somente com o entendimento de que o bem maior que é a saúde do nosso munícipe, hoje falando da saúde da mulher, é um objetivo comum e deve ser nossa meta de trabalho como representantes públicos, como autoridades sanitárias”.

Dr. Wagner Sabino, diretor adjunto do Sindicato dos Médicos do Paraná, passou orientações de como realizar o autoexame nas mamas. “Não podemos pensar somente no Outubro Rosa. Temos que pensar todos os meses e todos os dias. Infelizmente, o câncer de mama é que o mais mata mundialmente. Uma grande porcentagem das mulheres brasileiras não fazem os exames. Isso é grave. Desde o primeiro dia da sua menstruação, a mulher já corre o risco de desenvolver câncer de mama. É necessário discutir sobre o câncer de mama e sanar nossas dúvidas, pois é uma doença que acomete homens, mulheres e criança. Devemos criar um hábito, estimular a nossa população a realizar os exames preventivos. Temos que ajudar nesse trabalho de conscientização. Devemos orientar as mulheres em Colombo a buscarem atendimento e realizar seus exames e as ações da atenção primária para acolher as mulheres que detectarem a doença”, apontou Dr. Sabino.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CODIM) – Adriana Maria Matias enfatizou os direitos das mulheres e reforçou a elaboração de políticas de assistência à saúde das mulheres deve ser feita de forma permanente. “Alguns tabus devem ser quebrados. Falar de menstruação, de câncer de mama e de colo, da quebra de direitos, do acesso à informação e ao cuidado em todas as suas instâncias. A campanha do Outubro Rosa é importante, pois dá visibilidade. É importante a participação das mulheres e que elas entendam a relevância desde a prevenção até o diagnóstico e tratamento. Falar dos direitos das mulheres e do acesso a essas políticas é de extrema urgência e importância para o município. Esses dados levantados são imprescindíveis para saber como anda o atendimento em Colombo. Todas as lutas das mulheres vem de trajetórias longas e vamos levantar as bandeiras em prol das mulheres”, complementou Adriana.

Mulheres que ainda lutam ou que já venceram o câncer de mama compartilharam suas histórias de superação e motivações. Em todos os depoimentos, elas foram unânimes em afirmar que ter hábitos saudáveis, praticar atividades físicas regularmente, evitar o estresse, ter uma alimentação saudável, evitar o consumo de álcool e tabagismo, fazer os exames preventivos são fundamentais para a prevenção do câncer de mama.

A pastora Sheila, de 36 anos, contou como foi descobrir o câncer de mama e falou sobre como o diagnóstico precoce foi importante na luta contra a doença. “Descobri o câncer logo após a perda do meu pai. Comecei a sentir alguns sintomas. Fiz o autoexame e senti o nódulo. Realizei vários exames e o diagnóstico positivo para o câncer de mama. Para mim, eu assumi isso com uma sentença de vida. Fiz todo o tratamento e estou curada. No meu caso, a fé foi fundamental na minha recuperação”, declarou.

“Há quatros anos atrás eu tive câncer de endométrio. Descobri por acaso e muito rapidamente, ao realizar exames para poder engravidar. Na sequência já fiz a cirurgia. No ano passado, em um exame de rotina, descobri um nódulo no meu pulmão. Nesse período, eu peguei covid, mas não fiquei debilitada. Em fevereiro, fiz novamente outra cirurgia e recebi a notícia que precisaria fazer a quimioterapia. Faz dois meses que eu terminei. É um processo difícil para nós, mulheres, trata muito com a nossa autoestima, com o nosso corpo, com o nosso emocional. Sempre confiei muito em Deus. Tudo tem um propósito, mas o câncer não me parou. Não deixei de fazer as minhas coisas. Peço para as autoridades que seja feito um projeto que trabalhe o emocional da mulher. Infelizmente, tem mulheres que lutam sozinhas. Ter o diagnóstico precoce salvou a minha vida e foi de extrema importância para o sucesso do meu tratamento. Precisamos de estrutura para podermos vencer”, concluiu Ivanise da Cruz Oliveira, que segue em tratamento.

A servidora e diretora da Escola Municipal Padre Durval Secchi, Andrea de Espindola alertou sobre a importância do autoexame. “Fui diagnosticada com câncer há três meses. É uma luta diária. Tenho tido muito apoio dos pais, dos alunos da Escola e muita oração. Eu descobri o câncer através do autoexame. Foi fundamental para a minha descoberta. Eu tive um ótimo acolhimento. Quando recebemos um laudo de câncer, achamos que vamos morrer no outro dia. Porém, temos que lutar com garra. Eu, como líder de comunidade, tenho que ser exemplo. Eu não posso desistir. Essa luta eu vencerei. Minha fé me motiva”, concluiu.

Os vereadores salientaram as falas de que os poderes devem estar unidos para trabalharem em causas importantes como o Outubro Rosa para informar e conscientizar sobre o diagnóstico precoce, incorporar hábitos de prevenção, a importância do autoexame e da realização da mamografia periodicamente. Na oportunidade, os parlamentares também destacaram o papel do Legislativo nesse trabalho de conscientização.

“Como legisladores temos que propor e lutar sobre questões relevantes para a população. Não precisamos esperar o Outubro Rosa ou o Novembro Azul para criar leis, procedimentos e oportunidades para que as pessoas façam o autoexame. Temos que fazer isso lá na base, na fonte. A informação precisa chegar nas escolas, nas empresas e entidades. Se tem algo importante para ser feito é reforçar esse tipo de comunicação. Queremos propor modos, meios e formas junto com o poder público para podermos propagar a informação de que a prevenção é o caminho de tantas outras doenças, não somente o câncer. Como legisladores podemos dar uma boa contribuição para que os índices apontados sejam reduzidos”, disse o vereador Fabinho Bugalski.

“Quero acrescentar a fala do vereador Fabinho. Não somente nas escolas, mas também nas igrejas essas informações também precisam ser difundidas. Temos problemas atuais enfrentados na área da saúde. Os poderes não têm medido esforços para tentar obter mais recursos financeiros para melhorar a saúde dos nossos munícipes. Assim, nossas mulheres não precisarão ir para as cidades vizinhas para fazerem os tratamentos necessários. Precisamos melhorar a qualidade dos serviços oferecidos no nosso sistema de saúde’, destacou o vereador Evandro França.

O vereador Anderson Prego (PT) parabenizou a iniciativa e atitude da Casa em realizar a audiência pública. “Temos o costume de realizar essas audiências públicas para conferir mesmo a palavra para a população que, as vezes, não tem um espaço adequado para fazer isso. Sairemos daqui com a cabeça com inúmeras ideias, com muitas ações que a gente pretende fazer, mas sobretudo com uma preocupação muito grande. Temos feito e falado muito sobre a prevenção. A minha preocupação é do acesso a saúde de fato. Há muitas demandas que precisam ser resolvidas. É importante termos o diagnóstico antecipado, mas que tenhamos também um tratamento rápido e objetivo. E que nesse tratamento tenha o acolhimento das pessoas. Infelizmente, ainda temos negligência de atendimento das mulheres no nosso município. Temos muitos desafios a serem superados”, indagou.

Para o vereador Pastor Carlinhos (PP), a mulher é sempre exemplo, “seja no lar, no trabalho, sempre tem força e determinação”. “A prevenção na saúde é importantíssima. Vimos hoje aqui a importância da informação, da prevenção e do conhecimento. Elas podem salvar e traz libertação. Destaco também a importância dos familiares, amigos e, principalmente, da fé. Quero dizer as mulheres para que vocês se cuidem. Vocês cuidam de tudo e de todos e esquecem de cuidar de vocês. Tivemos orientações tão preciosas. Quando se faz a prevenção, o tratamento vai ser mais eficaz e a cura se torna possível. Saímos com alguns sentimentos como alegria, desafios. Muitas coisas já foram feitas, mas ainda temos outras para fazer”, concluiu.

Presenças – O evento alusivo contou com a presença de instituições públicas, entidades de representação da sociedade civil, profissionais, pacientes, especialistas da área, assessores, servidores do Legislativo, comunidade, assim como os vereadores Anderson Prego, Cezinha Heua, Evandro França, Giovani Strapasson, Nivaldo Jnp, Fabinho Bugalski, Dolíria Strapasson, Joel Bueno, Osmair Possebam e Pastor Carlinhos.

Comissão de Educação, Saúde e Bem-Estar Social – Compõem o colegiado o vereador Professor Roger (presidente) e como membros os parlamentares Anderson Prego, Osmair Possebam, Cezinha Heua e Renato da Farmácia.

Texto e Imagem: Silmara / CMC

Postar um comentário

0 Comentários