últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Encontro destaca a importância da captação e utilização dos dados de criminalidade no planejamento de segurança pública


 

O Secretário da Segurança Pública do Paraná, Romulo Marinho Soares, participou nesta quarta-feira (08/11) do I Encontro Nacional de Gestores de Estatística de Segurança Pública. A abertura do evento aconteceu na Secretaria de Estado de Segurança Pública de Santa Catarina, em Florianópolis (SC), e seguirá até o próximo dia 10, com objetivo de debater sobre os dados nacionais de Segurança Pública e fortalecer vínculos na rede de relacionamentos institucionais, com temáticas sobre a gestão de dados nesta área, observatórios, pesquisas de vitimização, boas práticas no uso de dados, ferramentas e metodologias voltadas à estatística e análise criminal. 

 


Para o Secretário Marinho, a principal preocupação da pasta é sempre com o bem-estar da população, por meio da segurança e do trabalho integrado das forças para que se consiga êxito nas atividades desenvolvidas. “A troca de informações entre os estados da União e também das instituições federais é de extrema importância. Este encontro é um grande passo e um ótimo caminho para que as nossas forças de segurança estejam mais preparadas para enfrentar a criminalidade e, com isso, prestar um melhor atendimento aos cidadãos de bem". 

 

Para ele, a divulgação é fundamental, embasa a formulação de políticas públicas e auxilia com informações instituições como Ministério Público, Ministério da Justiça e Segurança Pública e imprensa.

 

O Secretário Nacional da Segurança Pública adjunto, Juruebi de Oliveira Junior, destacou a oportunidade e a magnitude que o evento representa. "É um momento de satisfação e estamos aqui para realizarmos juntos a 4ª Jornada Nacional de Segurança Pública. Gostaria de ressaltar o apoio que tivemos desde a concepção da ideia, em trazer o evento para Florianópolis-SC, por parte do colegiado de Secretários de Segurança Pública", completa. 

 

CAPE – No evento, o Secretário paranaense explicou que o Paraná consolida seus dados na Secretaria por meio do Centro de Análise, Planejamento e Estatística (Cape). É o setor que analisa e acompanha, constantemente, os registros de criminalidade ponto a ponto para, a partir da identificação das áreas mais sensíveis, repassar as informações aos gestores e, sempre que solicitado, dar respaldo para o planejamento de operações sistemáticas e para ações macro da Segurança Pública, como distribuição de viaturas e de efetivo policial, por exemplo. 

 

PROGRAMAÇÃO – No primeiro dia de evento foi debatido a Lei nº 13.675/18, do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), que dá arquitetura uniforme ao setor em âmbito nacional e prevê, além do compartilhamento de dados, operações e colaborações nas estruturas federal, estadual e municipal. Também foram destacados os dados nacionais de Segurança pública, sendo tratado dos impactos e desafios, além do paradigma da Segurança Pública baseada em evidência, apontando a situação no Brasil e no Mundo. 

 

Nos próximos dias, 9 e 10 de dezembro, o encontro proporcionará debates com autoridades internacionais e brasileiras da segurança pública. Pelo Paraná também participaram o Diretor-Geral da Polícia Científica do Paraná, Luiz Rodrigo Grochocki; o chefe da Assessoria de Tecnologia da Informação e Comunicações da Secretária da Segurança Pública do Paraná, Major João Batista Tsuruda Amaral; e o chefe de Análise, Planejamento e Estatística (CAPE), Capitão Claudio Todisco Silveira. 

 

Participaram ainda do evento na abertura o Secretário Nacional de Segurança adjunto,  Juruebi de Oliveira Junior, representando o ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e o Secretário Nacional de Segurança Pública, Carlos Renato Machado Paim; o diretor de Gestão e Integração de Informações da Senasp, coronel Nelson Gonçalves de Souza; o diretor da Força  Nacional de Segurança Pública,  coronel Antônio Aginaldo de Oliveira; diretora-geral da Secretaria da Segurança Pública de Santa Catarina, Luciana da Silva Pinto Maciel; o diretor do Instituto Cidade Segura, Alberto Kopittke; e outras autoridades nacionais e estaduais. 

 

Também estiveram presentes o secretário Municipal de Segurança Pública de Florianópolis, coronel Araújo  Gomes; representando a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública do MJSP, Vinicius Augusto de Matos Lambert Soares; Delegado-Chefe do Grupo Auxiliar de planejamento da Polícia Civil do Paraná, Italo Biancardi Neto; Gerente  de Contrainteligência e Estatística da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil Santa Catarina, Daniel Sá Fortes Regas;  diretor de Inteligência da Polícia Civil Santa Catarina, Aldo Pinheiro D'avila; diretor de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, Antônio Alexandre Cale; chefe da Agência Central de Inteligência da Polícia Militar de Santa Catarina,  representando o comandante-geral da PMSC, coronel Evandro Andrade Fraga; representando a Polícia Federal, o delegado Wellington Clayton Porcino Silva; e gestores de Estatística das unidades federativas e demais autoridades.

Postar um comentário

0 Comentários