últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Profissionais da segurança ganham espaço para atendimento de saúde mental em Maringá



 O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública, está fortalecendo os trabalhos do Programa Prumos no Interior do Paraná. Nesta quinta-feira (9) foi inaugurado o Centro de Atendimento Psicossocial (CAP) do programa em Maringá. O objetivo é melhorar o atendimento para cuidar da saúde mental de policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos oficiais, além de seus familiares. 



O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, destacou a importância da implantação de mais um CAP no Interior para atendimento aos profissionais da segurança pública. “A implantação dos serviços do programa Prumos continua avançando no Paraná e a entrega desta unidade na cidade de Maringá é prova disso, com uma estrutura mais ampla para prestar os serviços de saúde mental aos nossos profissionais, que estão expostos ao estresse nas atividades do dia a dia. Estamos expandindo o trabalho, temos alcançado bons resultados, e contamos com servidores mais saudáveis para desenvolverem suas atribuições”, afirmou. 

A coordenadora estadual do programa, Patrícia Manica, ressaltou a ampliação do serviço do CAP no Paraná – este é o quarto em local neutro, além de outras 36 seções em unidades policiais. Segundo ela, o Prumos leva atendimento em um nível diferenciado, ou seja, todos são recebidos em um espaço acolhedor e contam com profissionais focados exclusivamente no atendimento à saúde mental do servidor da segurança pública. “Este é um local neutro, fora das dependências das unidades policiais, dedicado exclusivamente ao atendimento ao profissional da segurança pública. Todas as forças que querem buscar o atendimento em Maringá vão procurar este espaço, que é descentralizado, muito acolhedor, preparado para fazer o acolhimento e o atendimento tanto dos profissionais, quanto de seus familiares”, disse. 

Segundo a coordenadora do CAP Maringá, tenente Kelly Cristina de Oliveira Chagas, a cidade já recebia atendimento do Prumos, mas com o Centro de Atendimento Psicossocial o serviço será expandido. “Anteriormente, nós tínhamos dois espaços de atendimento, separados entre os militares estaduais e os demais profissionais da segurança pública. Com essa junção, toda a força das equipes de psicólogos e assistentes sociais estará no mesmo local. Com nisso, a gente consegue ter um maior alcance dos policiais e também das famílias que são atendidas”, afirmou. 

CAP MARINGÁ – O imóvel fica localizado na Avenida Carlos Gomes, na Zona 5 da cidade. Com 504 metros quadrados de área total, o espaço conta com salas para atendimento individual, preservando o sigilo do atendimento, mas também possui salas para atividades em grupo. Os assistentes sociais, psicólogos e demais colaboradores da área administrativa também terão salas apropriadas, mobiliadas graças ao apoio do Centro Universitário Unicesumar de Maringá, parceiro da Segurança Pública em várias atividades de valorização aos integrantes das forças de segurança. 

A equipe do CAP Maringá será composta por dois psicólogos e dois assistentes sociais. No entanto, devido à necessidade de fortalecimento das ações do Prumos na região, já existem tratativas para aumentar o grupo com mais um psicólogo. Com a ampliação do programa em todo o Estado, além das seções, houve a instalação de Centros de Atendimento Psicossocial em outras cidades, como Curitiba e Londrina, a fim de proporcionar mais conforto e sigilo aos profissionais que buscam ajuda. Em breve, um novo centro será implantado em Cascavel. 

VEÍCULO OFICIAL – Na cerimônia de inauguração da sede do Prumos em Maringá foi entregue um veículo à equipe que atuará na unidade, a fim de dinamizar o atendimento e otimizar as atividades administrativas. O veículo Renaul/Duster foi adquirido com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública. “Este veículo vai ficar à disposição aqui do CAP de Maringá para atendimentos que eventualmente tenham de ser em domicílio e também para eventuais transportes necessários para o funcionamento da unidade. Esse carro fica totalmente à disposição dos profissionais da segurança pública e do Centro de Atendimento”, disse Patrícia Manica.

Participaram na inauguração do CAP do programa Prumos em Maringá o Secretário da Segurança Pública do Paraná,  Romulo Marinho Soares; a coordenadora estadual do Prumos, Patrícia Manica; o vice prefeito de Maringá,  Edson Scabora; o vereador da cidade de Maringá,  Paulo Henrique Biazon Santos; o Comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná (CRPM), Cel. Carlos Alberto Rodrigues Assunção; o Presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Maringá, Cel. Antonio Tadeu Rodrigues;  o Chefe do Estado Maior do 3 º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná (CRPM), Ten. Cel. Ademar Carlos Pascoal; o Comandante do 2º Comando Regional do Corpo de Bombeiro (CRBM), representando o Corpo de Bombeiros do Paraná, Ten. Cel. Adriano Barbosa; delegado titular da 9 Subdivisão Policial, Adão  Vagner Loureiro; chefe do instituto criminalística de Maringá, Maria Cecília Begnossi; o coordenador regional de Maringá e Cruzeiro Oeste, Luciano Britto; diretor da casa de custódia de Maringá,  João Victor Toshiaki Ferreira Fugimoto; diretor penitenciário de Maringá, Sérgio Donizete da Silva; presidente da Open, pastor Alexandre Ferrarezi; Chefe do Departamento de Inteligência do Paraná (DIEP), delegado Sivanei Almeida; representando o secretário municipal de segurança pública, Ivan Quartaroli; Secretaria Municipal de saúde de Maringá, Marcelo Puzzi. 

Postar um comentário

0 Comentários