últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeito Helder concede novo piso salarial de Agentes Comunitários de Saúde



O prefeito Helder Lazarotto, anunciou nesta tarde de quarta-feira (20), o novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate à Endemias (ACE). Os profissionais passarão a receber a partir da próxima folha de pagamento, o valor de R$2.424,00. Além do novo piso, serão pagos os valores retroativos dos meses de maio e junho.

A notícia foi dada durante a abertura da palestra motivacional realizada aos trabalhadores, pela Secretaria de Saúde e apoio da Escola de Gestão, no Pavilhão Altair da Silva Leme. O encontro, intitulado Reconhecimento e Inteligência Interpessoal, foi ministrado pelo coach, Daniel Garcia.
“A área da saúde aqui em Colombo é tratada com prioridade e a humanização do atendimento é algo que buscamos diariamente. Por isso, o nosso compromisso em proporcionar aos nossos profissionais, que têm contato com a população diariamente, ferramentas que possam motivar e incentivar a desempenharem um trabalho de forma ainda mais compromissada e empenhada. E são ações como essas que se engajam nessa busca e auxiliam para que consigamos a excelência que tanto queremos”, destacou o prefeito Helder Lazaroto.

A secretária de Saúde, Marilda Zanoni, destacou o papel desempenhado pelos Agentes. “Essa é uma forma de valorizar esses profissionais que desenvolvem um trabalho fundamental à saúde de nosso município, realizando a visita domiciliar e, assim, conhecendo a necessidade de toda população”.

Trabalho dos Agentes


O município de Colombo conta com 265 Agentes Comunitários de Saúde e 20 Agentes de Combate à Endemias. Uma das principais funções dos ACS é cadastrar a população, para manter os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica e com isso, fazer uma análise da situação de saúde dos usuários.

Também é função destes profissionais registrar durante as visitas domiciliares, para fins de planejamento, acompanhamento e formulação de ações, os dados de nascimentos, óbitos e doenças, garantido o sigilo ético.

Já os ACE realizam ações de prevenção e auxiliam no combate às doenças endêmicas, como dengue, febre amarela, tuberculose. Sua atuação se dá na visita em casas e empresas para identificar possíveis focos transmissores, além da orientação das comunidades.
Foto: Daiana Nodari

Postar um comentário

0 Comentários