últimas notícias

6/recent/ticker-posts

"Je suis Charlie" entenda o do por que desta frase nas rede sociais



“Je suis Charlie” (Eu sou Charlie) é a frase que nas últimas horas está ser difundida em textos ou imagens na comunicação social mas também nas redes sociais, após a morte de 12 pessoas num ataque ao jornal francêsCharlie Hebdo, nesta quarta-feira, em Paris. As fotografias de perfil no Facebook estão a ser trocadas por quadrados pretos e alguns órgãos de comunicação social estão a manifestar a sua solidariedade da mesma forma. Os cartoonistas estão unidos numa luta pela liberdade de expressão.

Três homens entraram no Charlie Hebdo e mataram o director do jornal e alguns dos cartoonistas que nas últimas décadas colocaram a publicação na mira do extremismo islâmico. Polémico pela sátira persistente, alimentada pela publicação de caricaturas de Maomé, nada, nem mesmo ataques às suas instalações e inúmeras ameaças de morte, deteve a publicação de manter a sua linha.

"Se nos começarmos a questionar se temos ou não o direito a desenhar Maomé, ou se é perigoso fazê-lo, a questão seguinte vai ser se podemos representar os muçulmanos num jornal", disse Charb, ouvido pela emissora RTL em Setembro de 2012, ao fim de uma semana de protestos contra o filme anti-islão Innocence of Muslims e após a publicação pelo Charlie Hebdo de uma caricatura de Maomé, numa cadeira de rodas, empurrado por um judeu ortodoxo. 

Nesta quarta-feira, o mundo assistiu a um dos ataques mais violentos contra um órgão de comunicação social e reagiu nas redes sociais. Em França, o jornal Libération abre o seu site com a frase “Somos todos Charlie”, que repete na capa do seu perfil no Facebook. O Le Monde, outro dos jornais de referência franceses, segue o mesmo caminho. No Figaro, tudo parou durante um minuto para uma homenagem em silêncio às vítimas.

Nos países vizinhos de França, como Espanha, jornais como o El Paísmanifestam a sua solidariedade através de cartoons criados pelos seus colaboradores. Em Portugal, o PÚBLICO, a SIC Notícias, o Expresso e o iestão de luto pela morte de colegas de profissão franceses e manifestam-no através do seu logo, sites ou redes sociais. “A partir de 7 de Janeiro, falar em Charlie Hebdo é, para além disso, falar também em vingança, assassínio cobarde, crime premeditado não só contra pessoas, mas também contra o espírito de liberdade que elas personificavam e, apesar de muitas terem sido assassinadas, ainda personificam”, escreve a direcção editorial do PÚBLICO.

No Observador, José Manuel Fernandes escreve que a tragédia é do “jornalismo mundial” e de “todos os homens livres”. “Tenhamos pois coragem, não cedamos à intimidação e ao medo.”

Nas redes sociais, as imagens de perfil de muitos utilizadores foram substituídas por quadrados negros com a frase “Je suis Charlie”, enquanto nas cronologias são partilhadas algumas das caricaturas mais mordazes doCharlie Hebdo. Várias dezenas de páginas sob o mesmo título foram criadas nas últimas horas, umas com poucas dezenas de seguidores, outros com alguns milhares.

Se há mensagens que generalizam o que se passou com o mundo muçulmano, muitas separam o extremismo da religião, mas admitem que se avizinham movimentos complicados em França e noutros países onde a intolerância pode vir a ganhar voz.

Ainda no Facebook surgem as primeiras iniciativas de homenagens públicas em Paris, com local e hora marcada para as próximas horas e dias. Em Lisboa, uma jornalista da RFI anuncia na sua página uma reunião solidária, quinta-feira, às 18h30, nos Restauradores, em Lisboa.

No Twitter, as hashtags #JeSuisCharlie e #CharlieHebdo seguem-se a postsde repúdio pelo ataque ainda não reivindicado. Foi criada a lista Journalists in Paris, onde são publicadas fotografias, vídeos e comentários por jornalistas que estão a trabalhar na cobertura do atentado. Nas fotografias partilhadas surgem as primeiras manifestações de franceses em locais emblemáticos de Paris, cartoons do Charlie Hebdo e outros criados durante esta quarta-feira.

Entre os cartoonistas o choque e indignação são partilhados em várias línguas. David Pope, do australiano Canberra Times, publicou uma das caricaturas que estão a ser mais partilhadas nas redes sociais: um cartoonista caído no chão, morto, e ao lado um homem vestido de negro armado a dizer “He drew first” (Ele desembainhou/desenhou primeiro). A acompanhar o desenho, Pope escreve: “Não consigo dormir hoje, os meus pensamentos estão com os meus colegas cartoonistas franceses, as suas famílias e entes queridos.”

Plantu, cartoonista do Le Monde e do L’Express e presidente do Cartooning Peace, desenhou um caderno onde uma mão escreve a vermelho “De tout coeur avec Charlie Hebdo” (De todo o coração com o Charlie Hebdo). O cartoonista holandês Ruben Oppenheimer criou uma imagem em que dois enormes lápis semelhantes às Torres Gémeas estão prestes a ser atacados por um avião. De Espanha chega uma ilustração em que um lápis, um esquadro e uma caneta formam uma arma.

Luís Afonso, autor de Bartoon do PÚBLICO, escreve: “O mundo, cada vez mais formatado para o homem, é cada vez mais desumano.”
Fonte: Publico Pt

O Rede Jovem se solidariza com o Charlie Hebdo, e deixamos aqui nossa mensagem de liberdade e condolências a famílias dos mortos no ataque.
 

Postar um comentário

2 Comentários

  1. O que é MSpy? MSpy é um aplicativo espião móvel keylogger para celular que permite que pais e empregadores acompanhem as atividades do telefone. O aplicativo pode ser instalado em qualquer dispositivo Android ou iPhone e pode ser usado para monitorar mensagens de texto, chamadas telefônicas, atividades na Internet e localização GPS.

    ResponderExcluir