últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Fim de integração muda trajeto de diversas linhas da região metropolitana; confira lista



O fim do contrato de integração financeira do transporte coletivo entre a Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Coordenação da Região Metropolitana (Comec) irá alterar várias linhas de ônibus a partir do próximo sábado. De acordo com a Urbs, as alterações serão feiras na operação de ligeirinhos que atendem usuários de Araucária, Campo Largo, Colombo e São José.


Foto: SMCS

“As mudanças são necessárias em função da decisão da Comec de reduzir a extensão das linhas metropolitanas integradas desses quatro municípios e estão sendo informadas aos usuários por meio de cartazes e mensagens nos painéis eletrônicos nos terminais, estações e ônibus de Curitiba”, disse a Prefeitura de Curitiba.

Confira as alterações:

Ligeirinho Colombo/CIC – por decisão da Comec, a partir de sábado vai terminar no Terminal Cabral. Para que o usuário que embarcou em Colombo consiga chegar ao mesmo destino na CIC, passando pelo mesmo trajeto, a Urbs vai colocar em operação a linha CIC/Cabral, a partir do Terminal Cabral.

Ligeirinho Barreirinha/São José – da mesma forma, para atender os passageiros que se deslocam no trajeto entre a Barreirinha e o município de São José dos Pinhais, a Urbs vai implantar o Ligeirinho Barreirinha/Guadalupe, que faz parada nas estações tubo Prefeitura, Comendador Fontana e Círculo Militar, onde é possível pegar o ônibus Boqueirão Centro Cívico e, no terminal Boqueirão, fazer a integração para São José.

Esta alteração também foi necessária para garantir o deslocamento, com integração, dos usuários da linha metropolitana Barreirinha/São José que, segundo anunciado pela Comec, também fará um trajeto bem menor a partir do próximo sábado, fazendo a ligação apenas de São José ao Terminal Boqueirão.

Ligeirinho Araucária/Curitiba – esta linha também será encurtada pela Comec. Deixará de vir até o centro de Curitiba para terminar no Terminal Capão Raso. Com isso será desativada a estação Rui Barbosa, na Desembargador Westphalen, quase esquina com Visconde de Guarapuava. Em função da mudança feita péla Comec, o ligeirinho Curitiba/Araucária não vai mais parar na estação tubo Vila Guaira.

Ligeirinho Campo Largo/Curitiba – também o teve a extensão da linha reduzida pela Comec, passando a ter ponto final no Terminal Campina do Siqueira e não mais na estação Hospital Militar, na rua Vicente Machado. Como este era o único ônibus que parava nessa estação, ela será desativada.

Cortes

As quatro linhas metropolitanas que passarão a fazer trajetos mais curtos a partir de sábado (14) atendem, por dia, 82 mil passageiros. O mais carregado deles é o Colombo/CIC que transporta por dia 35,8 mil passageiros e tem um trajeto, ida e volta, de 43,2 quilômetros.

A segunda linha mais carregada é a Curitiba/Araucária, que atende 19,9 mil passageiros por dia, com um trajeto total de 54,9 quilômetros. O Barreirinha/São José transporta por dia 17,5 mil passageiros e faz um trajeto total de 43,1 quilômetros. O Campo Largo/Curitiba atende 8,1 mil passageiros com um trajeto de 54,7 quilômetros.

A decisão da Comec representa, na prática, um corte na oferta do transporte metropolitano integrado, com a redução do trajeto. A linha São José/Boqueirão terá uma extensão de 7,2 quilômetros, enquanto a linha Barreirinha/São José tem 43,2 quilômetros.

O trajeto da Araucária/Capão Raso será reduzido de 54,9 para 39,5 quilômetros. A Colombo/Cabral fará um trajeto de 18 quilômetros, enquanto a Colombo/CIC faz 53,2 quilômetros. A linha Campo Largo/Curitiba será reduzida de 54,7 para 49,8 quilômetros.

Serviço

Quem usa o Colombo/CIC será atendido pela metropolitana Colombo/Cabral. Para o restante da viagem, o atendimento será feito pela linha urbana de Curitiba CIC/Cabral.

Quem usa o Barreirinha/São José será atendido pelas linhas São José/Boqueirão (metropolitana) e Barreirinha/Guadalupe (urbana Curitiba). A linha Barreirinha/Guadalupe fará integração com o ligeirinho Boqueirão/Centro Cívico, que passa nas estações Prefeitura, Comendador Fontana e Círculo Militar e no Terminal Boqueirão.

Quem usa o ligeirinho Curitiba/Campo Largo (metropolitano) vai desembarcar no Terminal Campina do Siqueira podendo usar qualquer ônibus que passa no terminal para se deslocar em Curitiba. Os passageiros com interesse na região do Batel poderão utilizar a linha Campina do Siqueira/Batel ou ainda fazer a integração temporal, utilizando o cartão transporte, com a linha Interbairros I.

Quem usa o ligeirinho Araucária/Curitiba (metropolitano) vai desembarcar no Terminal Capão Raso, onde poderá fazer integração com as linhas deste terminal.

Fonte: Banda B

Postar um comentário

0 Comentários