últimas notícias

6/recent/ticker-posts

É tempo de morango em Colombo

Período favorável para colheita atrai turista para o município; além de saborosos os morangos orgânicos fomentam a agricultura familiar

Um dos grandes atrativos do município é a produção de morangos orgânicos, o que atrai muitos turistas – que vêm em busca do sabor e da qualidade do pseudofruto – oferecida pela agricultura familiar. Os morangos, além de saborosos, são grandes, chegando a pesar 60 gramas um único fruto, e rendem deliciosas receitas.

Uma das principais vantagens de consumir o produto orgânico, é a qualidade dos nutrientes que ele fornece ao funcionamento do organismo humano, além de possuir poucas calorias, cerca de 100 gramas de morango possui aproximadamente 40 calorias. Além de ser rico em vitaminas C e B5; fibras, cálcio, ferro. O consumo beneficia na prevenção e cura de infecções, cicatrização de ferimento e bom funcionamento do sistema nervoso, cardíaco e digestório.

O Secretário de Agricultura e Abastecimento, Márcio Toniolo, explica que garantir a qualidade é o principal objetivo dos produtores. “Em todo o município, mais de 90% dos produtores utilizam o sistema orgânico de cultivo, o que garante muito mais qualidade no fruto oferecido ao visitante, com um sabor especial. Além disto, com a produção orgânica garante a sustentabilidade e a qualidade do solo no município, já que o uso de insumos orgânicos impede que este, os lençóis freáticos e as nascentes do município sejam contaminados”, explicou.

Os morangos da região são cultivados em estufas. A Chácara Morango Natural cultiva há mais de 20 anos os morangos orgânicos e segundo a proprietária da chácara, Vera Maschio este ano está sendo favorável para a colheita devido ao clima. “Estamos colhendo todos os dias pela manhã, pois há uma grande quantidade de fruta madura. E quando os visitantes chegam, nós mostramos todo o processo de plantio e ao final da visita eles mesmos fazem a colheita os morangos” conta.

Além dos morangos, a chácara também oferece espetinhos de morango, morango de chocolate, o suco de morango e entre as novidades está a paleta de morango. A chácara está aberta à visitação, podendo ser feita com horário agendado. Vale lembrar que o turista pode adquirir os morangos no local, além de conhecer as instalações.


Receita de Paleta de Morango

Ingredientes:
1 caixa de morango
Açúcar de confeiteiro (opcional)
1 lata de leite condensado
Palitos de picolé

Modo de preparo
Bata o morango no liquidificador, até que fique homogênea;
Coloque nas forminhas e leve para gelar por duas horas;
Depois de congelado, retire a forma do meio e recheie com o leite condensado, coloque o palito e finalize com mais polpa de morango;
Volte ao congelador por 24 horas;

Desenforme e sirva.

Serviço:

Chácara Morango Natural

Diariamente das 9h às 18h
Rua José Strapasson, 560 – Santa Gema
Telefone: 3656-4066

Foto: João Senechal/PMC


Por Alisson Schneider

Postar um comentário

0 Comentários