últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Prefeita Beti traz o serviço do SAMU para Colombo

A Prefeita Beti Pavin integrou o lançamento nesta segunda-feira, 21, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, Micro Região Leste. Através de um convênio inédito entre Colombo, Pinhais e Piraquara, a população colombense passará a contar nos próximos dias com duas ambulâncias de suporte para chegar antecipadamente à vítima.

“Trabalhamos fortemente para entregar este serviço para nossa população, pois é inadmissível estes três municípios ainda não contarem com o Samu. E a partir desta parceria vamos trazer resultados positivos e com qualidade. Acabou aquele momento em que as pessoas tinham que ficar esperando para serem atendidas”, comemora a Prefeita Beti Pavin.

Para a viabilidade da implantação do SAMU, a Prefeita Beti e os prefeitos Luizão Goulart de Pinhais e Marcus Tesserolli de Piraquara firmaram um convênio junto ao Consórcio Metropolitano de Saúde (Comesp) que custearão por meio de rateio, uma Unidade de Suporte Avançado de Vida para atender as legislações vigentes.

A partir do dia 1º de dezembro o município de Colombo passará a compor o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências – SAMU 192 – Metropolitano. A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria de Saúde disponibilizará duas ambulâncias, ou seja, Unidades de Suporte Básico de vida (USB) – que ficarão localizadas estrategicamente na Base do SAMU para integrar a rede.

Rapidez no atendimento

O novo serviço disponibilizado pela Prefeitura Municipal tem como principal objetivo chegar antecipadamente à vítima – após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.

“São casos que podem levar a sofrimento, as sequelas ou mesmo a morte. É de um serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH), que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, explica o Secretário de Saúde, o médico Darci Martins Braga.

Ainda de acordo com as informações do secretário, a Prefeitura ao compor o SAMU, passa a ter acessos a outras Centrais de Regulação fortalecendo desta forma a rede de Urgência e Emergência, possibilitando a abertura de outras portas de entrada do nível terciário minimizando o tempo de permanência dentro das nossas Unidades de Pronto Atendimento.

Ligue 192

O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário.

A base do SAMU Metropolitano em Colombo ficará localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã com o intuito de otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saúde de referência.

Com a Prefeita Beti Pavin, também participaram da solenidade de assinatura do convênio o prefeito de Pinhais, Luizão Goulart, o de Piraquara, Marcus Tesserolli, de Quatro Barras, Loreno Tolardo, de Contenda, Carlão Stabach, de Quitandinha, Márcio Rato, o diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Estadual da Saúde, Vinicius Filipak, além do vice-prefeito Ademir Goulart, o presidente da Câmara de Colombo, Waldirlei Bueno de Oliveira, os vereadores Sergio Pinheiro e Eurico Braz Bonfim, a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Colombo, Angelita Muniz, entre outras autoridades e servidores municipais.

Com PMC

Por Alisson Schneider

Postar um comentário

0 Comentários