últimas notícias

6/recent/ticker-posts

O que é beber moderadamente, afinal?

O consumo de bebida alcoólica é indicado de forma moderada, mas você sabe quanto de álcool ou bebida isso representa? O médico Ben-Hur Ferraz Neto explica
Inicialmente, caros leitores, devemos saber que o consumo de álcool acima dos limites médicos recomendados se traduz em um grave problema de saúde publica, além de mexer com o bolso de cada um de nós, por todas as doenças que acarreta. Vocês sabiam que, no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde, ocorrem, anualmente, mais de 3 milhões de mortes resultantes do uso excessivo do álcool? Isso representa uma morte a cada 10 segundos. Dois terços delas em homens e um terço em mulheres.

No mundo, o uso prejudicial de bebidas alcoólicas está relacionado com 22% dos suicídios, 22% da violência inter-pessoal, 15% das lesões causadas no trânsito, 30% dos cânceres de boca e garganta, 25% das pancreatites, 12% dos casos de tuberculose, 10% dos cânceres de intestino grosso, 8% dos cânceres de mama, 8% das doenças cardíacas e 50% dos casos de cirrose.

No Brasil, apenas 12% dos homens e 30% das mulheres se consideram abstêmios. Além disso, o Brasil é o terceiro país das Américas com mais mortes relacionadas pelo uso excessivo do álcool, sendo a principal causa, tanto entre homens como mulheres, a cirrose.
O que significa beber moderadamente?

Frente a estes dados assustadores, cabe a cada um de nós a conscientização dos fatos e, principalmente, o entendimento dos limites a serem respeitados para evitar estarmos incluídos, futuramente, nas tristes estatísticas acima. A primeira pergunta deve ser: Existe um limite saudável para a quantidade de bebida alcoólica consumida?

A resposta é sim, existe! O limite seguro à saúde, tanto de homens como mulheres, é do consumo de 14 unidades por semana, desde que você não possua doenças como hepatites, pancreatites, cirrose, entre outras, que contra-indiquem qualquer consumo de álcool.

Agora, resta-nos saber o que são 14 unidades por semana. Cada unidade representa 10 mililitros ou 8 gramas de álcool puro, ou seja, 140 mililitros ou 112 gramas de álcool por semana.

Na prática, para fácil e indesculpável compreensão dos leitores, isso representa: nove chopps de 300 mililitros por semana (1,5 chopp por dia) ou seis taças de 175 mililitros de vinho por semana (equivalente a ½ lata de refrigerante ao dia) ou 14 doses de 25 mililitros de destilados por semana (½ xícara de café de destilado por dia).
Os riscos de beber em excesso

Conhecendo agora o limite de consumo de álcool de forma saudável, vamos a outras dúvidas frequentes sobre o assunto. Será que o tipo de bebida faz diferença? Os fermentados agridem menos o fígado do que os destilados, por exemplo?

Na verdade, o que importa é a quantidade de álcool ingerida. Por exemplo, uma cerveja tem, em média, 5% de teor alcoólico, o vinho, ao redor de 13% e o wisky, por volta de 40%. É só fazermos as contas….

Mesmo respeitando a quantidade de 14 unidades por semana é aconselhável dividir esta quantidade em três ou mais dias. A ingestão destas mesmas 14 unidades em apenas um único dia da semana aumenta o risco de doenças e de suas complicações.
Diferenças entre idade e gêneros

Outro aspecto importante é a idade de iniciação ao uso de bebidas alcoólicas. Cada um de nós tem a obrigação de fiscalizar que menores de 18 anos não façam uso do álcool. Quanto mais cedo a iniciação do uso de bebidas alcoólicas na vida de um indivíduo, maior o risco de abusos e de seus efeitos nocivos a médio e longo prazo.

Quanto aos gêneros, masculino e feminino, preconiza-se a mesma quantidade como limite de segurança. Contudo, homens e mulheres processam o álcool no organismo de formas distintas. Homens têm, habitualmente, maior peso e tamanho, além de uma proporção maior de água em relação à gordura quando comparados às mulheres. Isso faz com que os níveis sanguíneos de álcool nas mulheres possam estar mais elevados que os dos homens, após a ingestão da mesma quantidade de bebidas alcoólicas.
Então, a pergunta: por que a mesma dose limite é recomendada?

É sabido que homens (e não se sabe por quanto tempo) ainda apresentam maior tendência ao uso do álcool e bebem, em média, mais do que as mulheres. Todavia, é importante sabermos que mulheres que bebem mais de 14 unidades por semana apresentam maior chance de desenvolver doenças correlacionadas do que os homens.

Apenas com o intuito de exemplificar e ser didático, um homem e uma mulher que bebem, por vários anos seguidos, 35 unidades por semana, o que equivale a 15 taças médias de vinho (duas ao dia) ou três chopps ao dia, apresentam, respectivamente, 8% e 12% de chance de virem a falecer de doenças causadas pelo álcool. Ou melhor, nestas proporções as mulheres apresentam 50% mais chance de doenças graves que levem à morte, comparadas aos homens.
Na gravidez, NÃO!

Seria um enorme desperdício se eu não enfatizasse neste artigo que o consumo de bebidas alcoólicas durante a gravidez, em qualquer quantidade, traz efeitos comprovados e gravíssimos sobre o desenvolvimento do feto. O consumo de álcool está ABSOLUTAMENTE contra-indicado na gestação.

Assim, espero contribuir com a saúde de cada leitor, de seus familiares e amigos, pois a partir de agora não existem mais desculpas. Cada um de vocês tem o conhecimento para explicar o que significa “beba com moderação”.

Aproveitem a vida com saúde!

Veja

Postar um comentário

0 Comentários