últimas notícias

6/recent/ticker-posts

Vereador Vagner convoca diretora de Vigilância para prestar informações sobre a epidemia de dengue em Colombo



 Na sessão ordinária desta ultima terça-feira (26), o vereador Vagner da Viação (PP) convidou a diretora do Departamento de Vigilância e Promoção à Saúde, Marilize Sonntag Okoinski, para participar da Tribuna Livre. Durante a reunião, Marilize esclareceu diversas questões aos vereadores, abordando ações e dados relacionados à epidemia de dengue no município.

Ações de Controle e Prevenção

Marilize destacou que, em resposta à epidemia, o Conselho Municipal de Saúde aprovou a criação de um comitê específico para tratar da dengue. Esse comitê não envolve apenas a Secretaria de Saúde, mas também outros órgãos essenciais para a implementação das medidas de controle. Entre eles estão as Secretarias de Obras, Administração, Meio Ambiente, Comunicação, além de profissionais da Atenção Básica e da área clínica de infectologia.

No dia 14 de março, ocorreu a primeira reunião desse comitê, focada no manejo clínico e na elaboração de um plano de contingência. Além disso, em 16 de março, uma grande ação foi realizada no município com a participação de 216 servidores e da primeira-dama, Elis Lazarotto. Durante essa ação, foram vistoriados 4.277 imóveis, com orientação a 8.078 pessoas, resultando na eliminação de 1.538 depósitos que poderiam ser focos de proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Manejo Clínico e Orientações à População

Marilize também abordou o manejo clínico da doença, destacando os principais sintomas da dengue: febre persistente por sete dias, dores musculares, articulares e atrás dos olhos. A população foi orientada a procurar as unidades de saúde imediatamente ao apresentar dois ou mais sintomas. Pacientes mais graves são encaminhados para o Pronto Atendimento.

Quanto aos testes rápidos para dengue, Marilize ressaltou que o município solicitou o quantitativo por meio do Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (COMESP). No entanto, esses testes são sensíveis e não são recomendados pelo Ministério da Saúde para avaliação epidemiológica. A orientação é que os médicos baseiem o tratamento nos sintomas clínicos.

Quadro Epidemiológico

A servidora Salete Cristina do Amaral Costa, representando a coordenadora Marilda Zanoni da Vigilância Epidemiológica, apresentou dados sobre os casos de dengue em Colombo. Em janeiro, foram notificados 39 casos, com 21 confirmados. Em fevereiro, houve 210 notificações, com 41 casos confirmados, 102 descartados e 67 em investigação. Para março, já são 271 notificações, com 35 casos positivos, 23 descartados e 213 aguardando resultados de exames.

A demora nos resultados se deve à alta demanda. A vigilância ambiental também está atuando em parceria na busca por focos do mosquito. Dos casos confirmados, quatro foram contraídos no próprio município, enquanto os demais têm histórico de viagens ou infecção em outras localidades.

O gestor do Núcleo de Doenças Endêmicas e AgravosRodrigo Marques de Oliveira, alertou para a presença do mosquito da dengue em quase todos os bairros de Colombo. A conscientização e ações contínuas são essenciais para combater a epidemia e proteger a saúde da população.

Postar um comentário

0 Comentários