Colombo – A composição da Câmara Municipal de Colombo terá uma alteração significativa nos próximos dias, com a diplomação de dois novos parlamentares que fortalecem a bancada focada em educação. A mudança decorre de decisão judicial que cassou a chapa do MDB no município.
Anderson Prego (PT), o candidato a vereador mais votado nas eleições de 2024, com 2.950 votos, foi diplomado na quinta-feira (18), após o rito de retotalização dos votos determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A decisão judicial que possibilitou sua posse ocorreu em 20 de novembro, quando o tribunal, por maioria de 6 a 1, cassou os votos da chapa do MDB local por reconhecer fraude à cota de gênero.
Com a redistribuição desses votos, também foi confirmada a eleição do Professor Roger (Podemos), que obteve 1.230 votos. Após a diplomação de ambos no TRE Colombo, a mesa diretiva da câmara deve oficializar em sessão de posse nos próximos dias.
A entrada dos dois vereadores modifica o equilíbrio partidário da Casa e representa um reforço para as pautas ligadas à educação. Prego é funcionário de escola e Roger é professor, ambos atuantes na rede estadual de ensino. Suas trajetórias profissionais sugerem que a área será prioridade em suas atuações parlamentares.
A decisão do TRE-PR, que segue a Resolução 73 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), anulou os votos de legenda da coligação do MDB, redistribuindo-os aos demais candidatos na proporção do quociente eleitoral, o que beneficiou os dois agora diplomados.

0 Comentários