![]() |
Na fileira de cima da direita para esquerda Elcio do Aviário, Osmair Possebam, pastor Carlinhos | na fileira de baixo Anderson Prego e Prof Roger |
A recente decisão de segunda instância do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) que reconheceu fraude à cota de gênero praticada pelo MDB nas eleições de 2024 provocará uma reviravolta na Câmara Municipal de Colombo.
Com o reconhecimento da irregularidade, todos os votos da chapa do MDB foram anulados, o que atinge diretamente o vereador Elcio do Aviário (MDB), que não fez nada de errado perderá o mandato, já que o entendimento da justiça é que todos da chapa devem ser considerados “cúmplices”e pagar pelo erro de seu partido de igual forma.
A decisão também impacta o vereador Osmair Possebam (PP), atualmente licenciado para exercer o cargo de secretário de Trabalho de Colombo. Ele perderá sua cadeira, já que sua posse decorreu da sobra eleitoral gerada pelos votos do MDB — agora anulados.
Seu suplente, o vereador em exercício Pastor Carlinhos, também deixa o cargo. Apesar da decisão, Osmair afirmou estar tranquilo, destacando que seu trabalho como secretário o mantém “firme e forte” na gestão do prefeito Helder Lazarotto.
Esta decisão tira três nomes de reputação ilibada, que farão falta em suas comunidades, já que cada um represente uma região, Atuba, Mauá, e Osasco e atendem suas comunidades com eficácia e dedicação diária.
Com a recontagem dos votos, o ex-vereador Professor Roger deve herdar a vaga de Elcio do Aviário, enquanto o ex-vereador Anderson Prego (PT) — que havia ficado de fora por pequena margem — retorna à Câmara Municipal, ocupando a cadeira deixada por Osmair.
A decisão muda completamente o cenário político de Colombo, deixando a ex-prefeita Beti Pavin, do MDB, inelegível e sem representação partidária no Legislativo.
Por outro lado, o PT de Colombo, que havia ficado fora da Câmara mesmo após a expressiva votação de Anderson Prego, volta aos holofotes e celebra a decisão como uma vitória da justiça eleitoral e da igualdade de gênero.
0 Comentários