últimas notícias

6/recent/ticker-posts

UM PEDIDO DE IGUALDADE



Hoje quando abri meu e-mail tive uma surpresa agradável  uma jovem estudante que pediu para n ser identificada me mandou um texto para ser mais exato uma redação, que a mesma fez para o 8° premio construindo a igualdade de gênero, do governo federal, eu li a redação e me interessei e me identifiquei com a opinião da jovem e espero de coração que a sua redação fique entre as melhores ou até mesmo que vença.


UM PEDIDO DE IGUALDADE
Com enorme orgulho que inicio esta redação que trata de um tema pouco discutido em nosso dia a dia ou em nosso ambiente escolar gostaria de informar que este texto é a minha visão e que não tem como função denegrir a imagem de ninguém,nem desrespeitar,apenas colocar este tema em destaque,é uma critica construtiva retratada por uma jovem estudante.
Essa uma pergunta difícil de ser respondida a igualdade entre homens e mulheres no mundo em que vivemos? A resposta é uma grande incógnita, muitos acham que a resposta é sim,outros acham que a resposta é não.

A visão de uma pessoa que pretende ter um futuro com igualdade,e respeito para ambos os sexos, diria que não há igualdade em nossa sociedade.

Em pleno século XXI,este tema ainda é um tabu,um tema pouco discutido,todos os dias vemos em telejornais, e em outras fontes de informações,que mulheres estão tendo mais reconhecimento no mercado de trabalho,e lutando para adquirir seus direitos,porém as mulheres têm que enfrentar uma série de obstáculos para chegar a algum lugar, e receber destaque,vivemos em uma sociedade machista e este é um grande empecilho na vida feminina.

O meu orgulho é dizer que cada vez mais as mulheres têm lutado para acabar e diminuir a ideia que somos inferiores aos homens, que nós servimos apenas para procriar, e que mulheres são obrigadas a apenas cozinhar, limpar a casa, e cuidar de seus filhos .Como já ressaltei as mulheres têm lutado pelos seus direitos,mas isso não significa que as dificuldades acabaram,ao contrário,cada dia mais as dificuldades estão aumentando,com vitórias percebemos que as batalhas estão apenas iniciando.

Quando falamos em machismo logo nos vem a cabeça a ideia de um homem que pensa que manda e pensa que as mulheres devem obedecer,mas quando falamos do machismo no mercado de trabalho,é algo muito mais complexo e que cria dificuldades as futuras trabalhadoras,que em uma entrevista de emprego é onde o machismo mais pesa e causa transtornos e até a desistência pois, as mulheres são colocadas em situações muitas vezes constrangedoras, são feitas perguntas que não são feitas aos homens. Como :você tem filhos? E se a resposta for sim, o que impede uma mãe de trabalhar, se o importante é que ela seja capacitada ao cargo.

Faz algum tempo que foram criadas as associações como o FEMEN,e protesto que foram criados em defesa feminina e contra a exploração das mesmas, para provar que as mulheres são muito mais que corpos e simples reprodutoras, e que devem ser dados os mesmo direitos para ambos os sexos,estes protestos são as provas de que as mulheres começaram a exigir seus direitos e recuperam o tempo perdido.
Nós devemos exigir nossos direitos porque somos todos cidadãos de uma mesma sociedade e temos leis, direitos humanos e o estatuto da criança e do adolescente (eca) que diz que devemos respeitar todas as pessoas independentes de raça, etnia, sexo, e orientação sexual, e não cabe a ninguém julgá - las.

E ainda haverão muitas dificuldades para nós mulheres chegarmos onde sonhamos, e recebermos tal reconhecimento, mas com a incansável batalha, iremos fazer com que o inimigo fique desarmado, e enfim desista.

É um fato de vivemos em uma sociedade machista, mas, qual é o futuro que vamos deixar aos nossos filhos, e nossos netos, e para as futuras gerações? Uma geração que nos impede de conseguir algo por causa de cor, de orientação sexual, hoje, infelizmente as mulheres ativas no mercado de trabalho ainda são menores que os homens, mas com todas as lutas poderemos um dia nos igualar.

Porém, me orgulho de dizer que as mulheres conquistaram direitos como o voto, e uma participação mais ativa no mundo, tudo isso é fruto de muitas batalhas e de muitos protestos, que algumas pessoas há algum tempo lutaram para que nos possamos tê - los hoje em nossas vidas.

Qualquer tipo de discriminação é crime, mas também devemos lembrar que muitas mulheres aceitam ser submissas aos homens e inferiores aos mesmo,cada dia quando ouvimos músicas, e tem em suas letras palavras dirigidas as mulheres como cachorras, entre outras palavras que não poderei citar, (logicamente que existe mulheres que gostam de serem chamadas assim), mas isso generaliza as mulheres, passa a impressão de que todas somos cachorras, por exemplo, cada pessoa tem seu gosto musical, mas generalizar e abordar algo muito maior do que se parece, é como falar que todo negro é bandido, ou que toda loira é burra, porque não conheço todos os negros e nem todas as loiras, e mesmo que conhecesse não poderia ofendê- los nem denegrir suas imagens, mas além disso aceitar a condição de inferior, de ser menos que eles, de ter que ouvir ordens, é algo extremamente inaceitável para mim, é como viver em meados dos anos 50, e não no século XXI, aceitar ordens, apenas com respeito e não como uma escrava, nem serva.

E se um homem entra em uma empresa e sua chefe é uma mulher, o que ele faz?Ele pode se demitir, ou aceitar calado?Ele deve aceitar calado, pois ele tem uma chefe independente de ser mulher ou não, ele devera entender que as mulheres têm os mesmo direitos que ele, e se fosse ao contrário ele aceitaria ordens de um homem ? Isso prova que ele é preconceituoso e machista, pois devemos ver em nossas vidas não quem são , opção sexual, cor, devemos ver seres humanos, iguais, ele deve ver uma pessoa mais experiente na empresa, independente de quem é.

Concluo este texto da seguinte maneira: tenho medo do meu futuro, e de meus sobrinhos, filhos e netos, medo de deixá - los viver em uma sociedade assustadora, que importa é se você tem dinheiro, e não quem você é, uma sociedade que te julga pela quantidade de melanina na sua pele, sem ao menos te conhecer, uma sociedade que julga a opção sexual da pessoa, não sua inteligência, uma sociedade que julga você sem ao menos ver suas qualidades, capacitações, ou seu caráter e quem forma a sociedade? Nós que a formamos, nós que dizemos quem presta ou não, quem tem direitos ou não, que somos o futuro do mundo, um futuro de vergonha, de preconceito, e de burrice, um futuro incerto, o futuro do Brasil vamos deixar este legado para nossos sucessores.

Mas apesar do medo, não podemos nos deixar abalar pelo inimigo, ou pelas quedas ,o inimigo é a prova de que podemos superar, e as quedas são as provas de que cada vez mas podemos e devemos nos levantar e seguir em frente cada dia em nosso futuro que esta apenas se iniciando vamos ter dificuldades e ouvir não, mas devemos saber que o não que ouvi é por não ser boa naquilo e não pela cor da minha pele, ou meu sexo.
O sexo frágil não são as mulheres e nem os homens, o sexo frágil é aquele que deixa abater, ou se deixa levar pela opinião dos outros, isso de que as mulheres são inferiores é coisa do século passado, vamos pensar como pessoas civilizadas, devemos abrir nossas mentes e ao invés de aceitar apenas respeitar .Respeito como meus pais me ensinaram é o principio de tudo, uma moeda de troca.
Queria um dia poder abrir os olhos de manhã e saber que vivo em um mundo igual, de que ninguém é melhor do que ninguém, de que homens e mulheres têm os mesmo direitos, e são respeitados da mesma forma se este dia vai chegar eu não sei, mas sei que minha parte eu fiz, e que escrevi esta redação, não apenas por não ter nada para fazer, e sim para tentar passar adiante esta mensagem.

Somos o futuro da nação, vivemos em um mundo de tecnologias e não poderemos pensar como pessoas sem cultura peço por favor que não julgue apenas de conhecer, meu sexo não diz que você é melhor que eu ou que irá ter mais oportunidades, somos iguais leia isso e reflita sobre o seu futuro, pense se você quer viver em um mundo de que manda quem pode e obedece quem tem juízo peço apenas igualdade.

Postar um comentário

0 Comentários